quinta-feira, 12 de abril de 2007

E o S. Pedro até ajudou

"Álvaro Miranda acredita que se o S. Pedro ajudar, o sambódromo irá “ter casa cheia”, naquela que é considerada “a melhor edição de sempre do Carnaval”.
O orçamento deste ano ronda os 200 mil euros, com a Câmara da Mealhada a atribuir um subsídio de 75 mil euros, mais 25 mil, no caso de as condições climatéricas prejudicarem o desfile."
in Região Bairradina de 31.01.2007

Em notícia do semanário Mealhada Moderna desta semana, e também divulgado na RCPfm, a Associação de Carnaval da Mealhada decidiu em assembleia geral solicitar à Câmara Municipal da Mealhada o apoio de 25 mil euros, por ter apresentado um saldo negativo de 26 mil euros, justificado, segundo Álvaro Miranda pelo mau tempo.

Não vou comentar se a Câmara deve ou não auxiliar as instituições ou os eventos que por uma razão ou outra apresentem dificuldades económicas e/ou resultados negativos.
Não posso deixar, contudo de fazer o reparo na fundamentação que sustenta esse pedido de apoio.

A Associação socorre-se do argumento de ter tido prejuízo devido ao mau tempo e como tal estarem reunidas as condições para accionar o pedido de 25 mil euros acordado com a Câmara.
Ora, tanto quanto me recorde, no Domingo esteve um dia fresco, mas com um sol radioso e primaveril, daqueles que nos anima a sair de casa. A Terça-feira teve uma manhã chuvosa, que acredito tenha afastado alguns entusiastas do corso carnavalesco, embora o desfile tenha decorrido sem chuva.
Apenas com esta simples análise climatérica entendo que a Câmara poderia quando muito compensar a Associação com cerca de 25% da verba de apoio, referente a uma terça-feira parcialmente penalizada pelo tempo que se fez sentir de manhã.

Mas será isto suficiente para justificar esta verba auxiliar? Julgo que não.

O próprio presidente da Associação considerou que foi um excelente Carnaval.
Além disso, estimava-se uma receita de cerca de 200 mil euros para realizar o Carnaval e obteve-se uma receita de 206 mil euros. Portanto não foi do lado da receita que existiu algum deslize. Houve sim, uma derrapagem nos custos, que por algum motivo não foram previstos ou controlados pela Associação.
206 mil euros de receita, significa que o público acorreu em número suficiente para garantir a receita necessária de 200 mil euros, que até foi superada. Como tal não percebo como se pode invocar o mau tempo (falta de público) para justificar este prejuízo.

Entendo sim, que o presidente da Associação, Álvaro Miranda, se quiser ser isento e sério deve apresentar as contas à Câmara Municipal e explicar o que falhou.
Talvez assim mereça a compreensão da Câmara e receba algum apoio, que afinal representará um esforço de todos os munícipes do concelho.

4 comentários:

D'artagnan disse...

Não vai ser patrocinando o "buraco" do Carnaval, que vão conseguir reaver a Junta de Freguesia de Mealhada.

luar disse...

É uma auntêntica vergonha se a CMM acede ao desafio da Associação de Carnaval.
Dar 75.000 euros já é uma injustiça perante as outras Associações.

Jihad disse...

...sonho com o dia em vou a caminho da Mealhada e começo a ver as dunas em Barrô...e praia na Cova d'Areia...e essa piroseira do Carnaval debaixo de 50 metros de água salgada...Preferia que o Luso pertence-se ao concelho de Anadia, ou mesmo Mortágua, do que pertencer a um concelho onde se levanta à glória essa barbárie esquizofrénica digna de um reportagem especial da TVI, metida entre dois episódios dos Morangos....volta M.S.L. (MOVIMENTO SEPARATISTA LUSENSE) estás perdoado!!!!

Yammallah disse...

OLÉ!!!