terça-feira, 10 de abril de 2007

Finalmente o célebre "Estudo"

Finalmente tive acesso ao estudo que a Neoturis efectuou para a SAL no âmbito do projecto de requalificação da termas e a criação de uma SPA.

É um projecto académico, feito provavelmente por algum estagiário em final de curso, que ainda não fez as cadeiras onde se aprende a fazer estudos económicos. Fica mal a falta de qualidade do estudo a uma empresa que SUPOSTAMENTE é especialista em consultoria em turismo.

Abordando (mas desaconselhando) soluções mais abrangentes, acaba por concluir pela construçaõ de uma zona de SPA dentro dos actuais balneários, feita à custa de área que antigamente se destinava ao termalismo clássico.

Até aqui tudo bem, não fosse o conceito de "Day Spa" ancorado no mercado regional, ou seja, completamente desfasado da realidade histórica do termalismo no Luso. Em suma: além de pouco haver de novo, ainda se dão ao luxo de tentar eliminar algum do termalismo clássico.

Até parece que já estou a ver o pessoal de Aveiro e Coimbra a deslocar-se em magotes (ou resmas) para fazer um tratamento no Luso.

Continuamos sem sorte nenhuma.

3 comentários:

lua-de-mel-lua-de-fel disse...

O estudo não é académico, é amador. É hilariante que a solução para as termas seja um pacote diário para as pessoas da região (que já existe, aliás) e não para o turismo. É hilariante que, quanto sei, nem sequer se tenha feito o levantamento de pensões e hoteis do Luso e outras infraestruturas de apoio ao turismo. É hilariante que a primeira vantagem desta solução seja assumir o compromisso legal da SAL e não o crescimento das termas.
De qualquer modo, continuo a pensar que a SAL não é o papão. A SAL é uma empresa que visa o lucro e não deve servir de bode expiatório para a inércia da Câmara. A SAL paga bastante à CMM pela exploração da água. A SAL emprega muitas famílias do Luso, que dela dependem. Contudo, há um conflito de interesses que é preciso saber lidar. A CMM está em representação do povo, deve lutar por ele e não fazer papel de simples mediador. Medo de quê?

D'artagnan disse...

Acho que, nesta situação em si, temos uma CMM com uma "vontade" coincidente com a do "povo"...

lua-de-mel-lua-de-fel disse...

Teremos?!...