segunda-feira, 30 de abril de 2007

Junta de Turismo de Luso e Bussaco: Que Futuro?

Com o advento das novas tecnologias, começa a ser mais que evidente a inadaptação do actual formato de Juntas de Turismo à realidade do Turismo.

De facto, a "nossa" Junta de Turismo tem como principais atribuições a Jardinagem (tarefa que quanto a mim desempenha bem), a informação turística (tarefa que poderia ser melhorada com alguma reciclagem dos funcionários em termos de cursos de línguas) e a promoção turística (tarefa que quanto a mim desempenha de modo medíocre).

Já ouvi várias vezes, a hipótese da extinção da junta de Turismo, transferindo as tarefas de jardinagem para a Junta de Freguesia (e respectiva dotação orçamental), transformando a Junta de Turismo em mero ponto de informação turística e entregando a promoção turística (e respectiva dotação orçamental) à região de Turismo do Centro (Coimbra).

No meio disto tudo, só tenho pena que não se pense na criação de um posto de informação turística em plena Avenida Navarro, ou até, porque não em plena Fonte de S. João.

Touché...

3 comentários:

Carlos Rodrigues disse...

Caro Gato,

Temo-nos de nos encontrar e pensar numa estratégia para a promoção turistica no Luso.

Por mim estou disponível para elaborar um plano de acções a apresentar a todos os comerciantes, hoteleiros e industiais do Luso por exemplo :

• Criação de uma pagina web, promovendo o Luso, o Bussaco e as empresas associadas.
• Criação de campanhas de verão, santos, natal, pontes etc...
• Animação de rua, feiras etc
• Promoção do Luso na cidade de coimbra, aveiro e figueira da foz

Reconheço o trabalho desenvolvido pela Junta de Turismo o Luso, mas os industriais devem acordar e criar um canal diferente da JUnta de Turismo.

A minha actividade profissional não está directamnente ligada ao Turismo, mas os clientes que visito no Luso são os principais actores deste marasmo.

VAMOS MAS É ACORDAR.

Caro gato : o meu email é o seguinte : carlosrodrigues@azura.pt

D'artagnan disse...

Carlos

Já anteriormente isto aqui foi dito, mas vou repetir: és uma pessoa honesta e bem intencionada!

Os industriais do Luso não se entendem. Estão mais preocupados com o seu "quintalinho" do que com a seca geral que se avizinha.

Infelizmente, a par com o eterno olhar do próprio umbigo, tenho de facto que concordar com aquilo que o Carlos Carvalhas dizia ontem no canal 2: Há falta de know how, formação e qualidade de gestão, que ultrapassa em muito aquilo que é a potencial falta de qualidade da mão de obra dos trabalhadores.

Se somarmos a tudo isto, a sede de poder e protagonismo político de algumas pessoas, obtemos um cocktail molotov, que infelizmente nos vai estoirar nas próprias mãos.

Estou rouco de tanto gritar.

Espero anciosamente pelo dia em que a geração de pessoas que agora manda no Luso, arrume as botas e dê lugar a outros (não é uma questão de partidos, é mesmo uma questão de geração). Ainda vivem nos tempos dos PREC e desconfiam até da própria sombra... tudo o resto é chover no molhado!

Até lá...

El Tonel disse...

Queres um lenço para limpar as lágrimas????