terça-feira, 31 de julho de 2007

E as montras do Luso?

Em finais do ano passado propunha-se um concurso de montras, na Mealhada e no Luso, que acabou por não se realizar devido ao fraco número de participantes.
Mais tarde fez-se um concurso de montras na Mealhada.
No Luso não.
Lanço então o repto.
Publiquem neste blogue ou enviem fotos das montras, esplanadas, balcões dos nossos estabelecimentos durante o mês de Agosto.
Como alternativa publiquem ou enviem fotos de estabelecimentos que visitem fora do Luso e que sejam bons exemplos.
Aceitam?

Luto na 7ª Arte: Bergman e Antonioni (m. 30 Julho 2007)

«E aqui sobrevivemos, puros, com a pureza que criamos, mais largos do que a terra não pode extraviar-nos, eternos como o fogo que arderá enquanto durar a Vida (...) » (Neruda)

Ingmar Bergman (1918 - 2007)

Michelangelo Antonioni (1912 - 2007)

Tenho pena de constatar que a maior parte dos estabelecimentos têm um serviço medíocre, com falta de primor e rigor, espaços desmazelados - Jibita



“Espero que os mesmos hoteleiros e comerciantes do Luso comecem a acordar também para as melhorias que devem implementar, quer de atendimento, quer de serviços prestados aos turistas que visitam a nossa terra.
Tenho muita pena de constatar que a maior parte dos estabelecimentos têm um serviço medíocre, com falta de primor e rigor, espaços desmazelados e mal cuidados.
Com isto os turistas saem maltratados e desejosos de não voltar. “ - Jibita


Não percebi onde eh que os comerciantes e hoteleiros tem um serviço medíocre?
Eu até acho o contrário!
Posso dizer que no Luso, vive-se um clima de hospitalidade pouco vulgar em Portugal!
Também já fiz as minhas viagens quer dentro e fora de Portugal, e se formos a grandes destinos de turistas, como o Algarve ou Sintra, podemos constatar que não são mais hospitaleiros do que nós!
Quanto à falta de primor e o desmazelo, não pode ser confundido com as grandes dificuldades que o comércio e hotelaria passam!
É muito fácil reparar numa loja e dizer, que ficava melhor trocar esta fachada, renovar o interior, e assim isto ficava um espectáculo.
E arranjar quem faça isto também é muito fácil, mas o difícil é PAGAR!

Não podemos comparar um restaurante aqui no Luso, que leva por exemplo por uma dose de febras por 8€, que dá para 2 pessoas, com um restaurante na Mealhada que leva por 1 dose de leitão por 30 €!
Vocês vão dizer que só apostando na qualidade é que vão ter clientes a pagar mais!
Ninguém gostaria mais de melhorar as condições do que os próprios hoteleiros, mas se eles já se vem aflitos para sobreviver, vão se empenhar para se pôr em trabalhos e pôr em risco aquilo que já fizeram!


Lido diariamente com comerciantes e hoteleiros, e todos eles me dizem que passam por grandes dificuldades.
Porque é que os atacam?
Acho que eles devem é ser elogiados pelo grande esforço que fazem para manter os negócios!
Não vejo nenhum a ficar rico! Vejo-os por outro lado, a andarem aflitos para pagar os seus compromissos!
Falar é fácil, e atacar os pequenos também, mas porque não atacam os grandes que exploram os recursos da terra, têm milhões de euros de lucro, e nem salários querem pagar aqui aos locais, e vão pagar a empresas de prestadoras de serviços com pessoal de leste!

segunda-feira, 30 de julho de 2007

A malta do salgueiral diz que não foram eles.

Roubaram uma pequena piscina de 4 mil litros, que estava no jardim de uma casa em New Jersey.
(notícia do Expresso)

O meu primeiro POST


Publico hoje o meu primeiro POST!


Esperei algum tempo para aqui chegar, mas cá estou. Desde já os meus agradecimentos à administração pelo convite.


O AmoteLuso, que sigo há muito tempo e para o qual contribuí esporadicamente, tornou-se uma referência incontornável no debate social da nossa terra. É um espaço plural, democrático e de renovação.

É pena que nos últimos meses tenha caído um pouco em participação. As polémicas, aqui várias vezes protagonizadas por alguns conhecidos "bloguers" e que alimentavam muita da motivação de quem vinha ver e comentar, amainaram bastante e isso, de alguma forma, revelou o que já é sintomático do povo lusense, ou seja, uma apatia (quase) generalizada em relação aos assuntos que merecem, realmente, ser discutidos por contraste com os posts com mais de 40 comentários relativos a escárnio e maldizer.


Não é nada de novo o que estou a dizer porque, se visitarmos o arquivo, já várias outras pessoas antes alertaram para isto.


No meu primeiro POST quero enrtão alertar para este marasmo colectivo em que vivemos.

Um marasmo que torna cegos, que não deixa os Lusenses ver onde está a verdadeira razão dos seus problemas. Para mim... Os próprios Lusenses!


Há muita coisa que se pode fazer sem estarmos à espera de umas termas de Luso a funcionar em pleno. Pois, quem garante que as termas é que são a solução? Podem dar uma ajuda mas as coisas já não são o que eram há dez anos atrás...


Há coisas que se fazem no Luso que deveriam receber mais apoios... coisas com valor, que procuram novos mercados, novas oportunidades.


Exemplos disso são as iniciativas levadas a cabo por alguns grupos de jovens como os carros clássicos, sinónimo de gente com algum status e, geralmente com dinheiro pra gastar. Ou um recente festival a organizar em Setembro e do qual recebi correspondência com a conta da água. Este busca um público jovem e activo, com energia para dar vida ao Luso.


Mas pelo que vou ouvindo, principalmente sobre os veículos antigos, parece que há entidades oficiais que cortam o gaz na hora de acelerar. É pena que assim seja, mas isso reflecte apenas a mentalidade de uma geração inteira de governantes pós 25 de Abril que tem sabido gerir a coisa pública em função dos seus interesses e daí a situação económica do país.


Portanto, o Luso precisa de uma nova visão estratégica. Que venham as termas sim, mas exijamos TODOS à DGRF que cumpra o plano de investimento para a Mata do Buçaco, exijamos todos que a fábrica do Alcides Branco deixe de empestar a região com aquela M..d. em formato gasoso que leva as pessoas a sair de cá; exijamos todos que se aposte em outras formas de além das que conhecemos desde há 50 ou 60 anos e que se encontram esgotadas; exijamos que a SAL deixe cá mais do que actualmente.


Sejamos exigentes, também, connosco próprios nesta corrida atrás do prejuízo. Vejamos a qualificação da maior parte das pessoas que trabalham em contacto com os turistas no Luso. Onde é que está a formação? Quanto(a)s empregado(a)s de limpeza ou de quartos ou de cozinha ou de mesa, sabem falar mais que Português (e às vezes nem isso)? E nos bares e restaurantes do Luso?


Então como é que que se pode querer qualidade e quantidade se não temos isso para oferecer?


Exijamos, então, primeiro de nós, para depois podermos exijir aos outros!

sexta-feira, 27 de julho de 2007

Gosto bué, pá. E prontos, cá vai!!! Bom FDS.


Encosta-te a mim - Jorge Palma

A avaliação dos imóveis. Ontem e hoje.

O presidente Carlos Cabral diz nos meios de comunicação que o problema actual do IMI assenta na reforma tributária criada pelo PSD. O bode expiatório, claro. Este presidente começa a lembrar-me o D. Quixote a atacar moinhos de vento.

Mas falemos sobre a reforma da tributação de imóveis.
Hoje a avaliação dos imóveis é feita de acordo com critérios objectivos: Áreas, usos, localização, etc. O valor de cálculo é transparente e possível de verificação e confirmação por qualquer pessoa.
Esta reforma da tributação veio substituir uma contribuição patrimonial aleatória e estática, com dezenas de anos. Uma contribuição absolutamente obsoleta. A reforma foi feita pelo PSD, como poderia ter sido feita por qualquer outro partido. A reforma tributária era fundamental. Todos perceberam isso. Carlos Cabral ainda não.
Obviamente necessita de ajustamentos, nomeadamente nos coeficientes de localização. Ajustamentos inclusivamente previstos no próprio diploma que definia um período de transição de 3 anos para esse efeito. Período de transição que atravessa um governo PS, que nada fez em relação a isso. E o diploma ainda vai mais longe. Baliza um intervalo de taxas e recomenda que se adoptem taxas adequadas para uma transição suave. Carlos Cabral ignora tudo isso e aplica a taxa máxima. E insiste em culpar tudo o que for laranja. E os munícipes continuam a pagar este fetiche.
Perfeitamente desfasado da evolução das coisas e da realidade em que vivemos defende o sistema anterior. Que não foi feito pelo PSD. Foi feito no tempo do Salazar.
Funcionava assim:

Numa qualquer repartição deste país
- Bom-dia. Acabei de construir a minha moradia e queria actualizar a matriz...
- Tem de preencher o modelo 129, faz favor.
- Desculpe, aqui pedem um valor para a moradia, pode ajudar-me?
- Lamento, mas o senhor é que tem de dar um valor...
- Hummm!!! Gastei cerca de 25 000 contos, mas pode ser,... sei lá 10.000 contos?
- Tanto? Deixe ver... Ponha só 500 contos.
- Só 500 contos por uma moradia?!?!... Tá bem.

Afinal isto são os últimos capítulos desta novela

"Depois deste episódio [cancelamento do treino da equipa de futebol do Penafiel, devido ao cheiro insuportável, com origem na fábrica de Alcides Branco] representantes da empresa produtora de óleos alimentares terão garantido que todo o problema estará resolvido até ao final deste mês."
ontem, no diário as beiras

Qual será a novela que irá estrear em Agosto?

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Quanta saudade do cheiro da água...

Uma imagem proposta por um jovem lusense (não sabemos se podemos revelar o nome), recebida por email, e cuja mensagem se transcreve de seguida:
"Contra os cheiros nauseabundos provenientes da fábrica mal cheirosa da Lameira Sta Eufémia, lanço esta imagem para usarmos e abusarmos numa pressão contra a dita intempérie.

Quanta saudade do cheiro da água.."

Uma imagem que vem ao encontro do repto lançado anteriormente nos blogues locais.
Da nossa parte iremos, assim que possível, fixar esta imagem neste blogue.

Bandeira do Benfica enterrada doze anos.

E não podia continuar enterrada?

Pode parecer piada minha, mas não é.
O título deste post é o mesmo de um breve texto publicado no Jornal da Mealhada, onde se refere que durante a reabertura de uma sepultura no cemitério da Mealhada para enterrar outro corpo, encontraram uma bandeira do Benfica em bom estado de conservação. Esta descoberta pouco vulgar terá surpreendido os coveiros a ponto do "achador" ter decidido guardar a bandeira consigo.
Ainda de acordo com a notícia, a bandeira faria parte de um desejo final do falecido.

Pergunto eu: fosse ou não um desejo do falecido a bandeira não deveria continuar junto ao corpo, tal como quaisquer outros bens ou haveres que o acompanharam?
Esta situação, vivida com aparente normalidade e com alguma ingenuidade à mistura, bem retratada pela própria notícia em si, não pode tipificar uma situação de profanação de cadáveres? Independentemente da resposta, julgo que seria importante que aos coveiros fossem transmitidas algumas regras básicas de conduta, que aquela profissão obriga.
Mas posso ser eu que esteja a exagerar.

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Postais do Luso... com cheirinho

- Queria um postal do Luso, se faz favor.
- Veio ao sítio certo. Temos aqui postais muito bonitos.
- Mas estes cheiram a mofo...
- Sabe, são antigos...
- E não tem postais mais recentes?
- Temos, mas cheiram um bocadinho a ranço.

Revistas que não respeitam quem se preocupa com a natalidade

A lua-de-mel chamou-me a atenção para o facto da revista Jueves, já ter substituido a capa denegridora e infame, publicada uns posts atrás, sobre o príncipe Felipe e a princesa Letízia, por esta:

(Tradution: Rectificamos. Esta era a capa que queríamos publicar)

Resta saber se os nuestros hermanos vão aceitar esta nova versão do príncipe abelha e da princesa flor.
É que as marotas das abelhas passam a vida a pousar em cima de todas as flores com que se cruzam.

Estultos clichés

Ao explorar o site do Jornal da Mealhada, encontrei uma video-reportagem (uma brilhante ideia, parece-me) sobre a Escola Profissional Vasconcellos Lebre, considerada uma das que melhor funciona no país. É lamentável, contudo, a frase do director, João Pega: "As escolas profissionais têm como objectivo primário, principal (...), formar jovens para a vida activa, porque licenciados temos muitos."

Sem querer entrar na proficiência dos licenciados do país (mto desigual), a verdade é que, comparativamente com outros países da Europa, só temos cerca de apenas 10% de licenciados. Acresce a isto o facto de sermos um dos países que mais fuga de cérebros tem para o estrangeiro.

O que o senhor Pega deve ter querido dizer, e desculpem a presunção, é que em Portugal não há condições para que os licenciados tenham emprego, sobretudo porque são mão-de-obra mais cara.
E não será por acaso que temos o país que temos...

Comerciantes e hoteleiros do Luso começam a acordar: o "papão" não é SAL

«" (…) Não nos conformamos com a lentidão com que se está a trabalhar num processo, que regista um atraso considerável face ao prometido ao povo do Luso através da Câmara Municipal com o anúncio em 2002, do ‘Projecto Luso – 2007’”, prossegue o comunicado.Os comerciantes, no que diz respeito à Câmara da Mealhada, declaram: “Notamos da parte do presidente da Câmara alguma dificuldade em lidar com este processo, em reclamar com a firmeza e legitimidade que assiste ao município, a satisfação urgente dos compromissos assumidos pela SAL”.
(…)
Na sequência desta participação, e dado o silêncio que desde aí envolveu este assunto, tomámos a iniciativa de interpelar o presidente da Câmara, que em reunião nos Paços do Concelho em 5 de Junho, nos declarou nada ter de concreto para informar, transmitindo-nos a sua convicção de que a SAL não tinha qualquer intenção de alguma vez fazer passar do papel qualquer projecto de revitalização das Termas. (…) » notícia completa
(sublinhados meus)

"O treino da tarde do Futebol Clube de Penafiel, no dia 13 de Julho, no Centro de Estágios do Luso teve de ser cancelado por causa dos maus cheiros que se faziam sentir no local. O intenso cheiro a baganha, ao que tudo indica proveniente da fábrica que se encontra no centro da Lameira de Santa Eufémia fez com que o treino tivesse de ser agendado para outra altura. A equipa sénior do Futebol Clube de Penafiel esteve instalada no Luso entre os dias 13 e 21 de Julho e usou o complexo desportivo para treinar, duas vezes por dia. Apesar da necessidade de mudança do treino os responsáveis do clube de Penafiel não deixaram queixas às condições que lhe foram prestadas durante o estágio. Segundo pudemos apurar foi a própria Câmara Municipal da Mealhada quem, através de fax, procedeu à denúncia à Brigada Ambiental da Guarda Nacional Republicana.Dias depois, na noite de quarta-feira, 18 de Julho, o mau cheiro na zona do Centro de Estágios voltou fazer-se sentir. “O cheiro era nauseabundo, sentia-se o ar espesso, muito desagradável”, disse uma moradora no Luso que habitualmente passa no local.Lembramos que no dia 14 de Maio os gerentes da fábrica de óleos alimentares Alcides Branco & C.ª, reuniram com os vereadores do PSD na Câmara Municipal da Mealhada. “Foi-nos transmitido, por parte dos proprietários, a convicção firme de que todos os problemas iriam ser resolvidos até ao final do mês de Julho”, disse o vereador Gonçalo Breda Marques ao Jornal da Mealhada, no final da reunião." Jornal da Mealhada

terça-feira, 24 de julho de 2007

E os protagonistas foram...

Num programa, apresentado por Carlos Malato(rei do Carnaval da Figueira da Foz 2006, ao lado da simpatiquérrimaravilhosa Sónia Araújo) onde se prestou homenagem às 7 Maravilhas de Portugal:
- Mosteiro de Alcobaça;
- Mosteiro da Batalha;
- Castelo de Guimarães;
- Mosteiro dos Jerónimos;
- Torre de Belém;
- Castelo de Óbidos;
- Palácio Nacional da Pena
e ainda se homenagearam os 7 melhores desportistas portugueses de sempre:
- António Livramento;
- Carlos Lopes;
- Eusébio;
- Joaquim Agostinho;
- Figo;
- Rosa Mota e
- Vitor Baía

diz aqui que os protagonistas,... corrijo... os grandes protagonistas foram...

a água, o pão, o vinho e o leitão.

O Buçaco integrado numa "lista de intenções" a Património Mundial

O post anterior defende a candidatura do "Buçaco", a Monumento Nacional, o qual subscrevo por me parecer merecedor de tal título e também por dar mais força e projecção a todo aquele espaço natural e edificado.
A sua classificação como Monumento Nacional, representará um reconhecimento nacional do valor que aquele espaço encerra. E este reconhecimento nacional parece-me um passo importante, talvez até fulcral para cimentar e catapultar a candidatura do Buçaco a Património Mundial.

Uma candidatura que estará em "banho maria" segundo este texto:
«Manuela Galhardo, secretária executiva da Comissão Nacional da UNESCO, explica ao DN que "há sete bens portugueses que se encontram na Lista Indicativa, ou seja, é ainda uma lista de intenções". Fazem parte da lista a Arrábida, a Baixa Pombalina de Lisboa, a Cerca dos Carmelitas Descalços no Buçaco, a costa Sudoeste, a Fortificação de Elvas, o Palácio, Convento e Tapada de Mafra e a Universidade de Coimbra.

"Estes bens podem vir a candidatar-se até 2014, mas a iniciativa tem de partir das entidades que os tutelam", disse. Embora indicativa, a lista é do conhecimento do comité do Património da UNESCO.»

Julgo que competirá aos nossos autarcas e a todos aqueles que fizeram desta questão o seu porta-bandeiras eleitoral, encetar as diligências necessárias perante as entidades que tutelam a Mata do Buçaco, para que este património saia de uma "lista de intenções" e se concretize.
E o próximo passo até pode ser a sua classificação como Monumento Nacional.

Reclassificação do Palácio do Buçaco para Monumento Nacional.

Muito recentemente a residência oficial do Presidente da República, Palácio de Belém, em Lisboa, foi classificada como monumento nacional, em substituição da actual classificação como imóvel de interesse público (30/03/2007).

De acordo com o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, «a classificação de monumento nacional é a mais elevada do Estado português em relação a bens culturais».
O Governo justifica esta classificação, «tendo em conta o conjunto edificado e o evento artístico e documental ali reunido, que representa um interesse patrimonial e cultural de significado para a nação»
Ao IPPAR (Instituto Português do Património Arquitectónico) compete por lei a classificação de imóveis de valor cultural. Cabe-lhe assim a definição dos critérios que deverão ser utilizados neste processo: critérios de carácter geral - histórico-cultural, estético-social e técnico-científico; e de carácter complementar - integridade, autenticidade e exemplaridade do bem.
Consoante o seu valor relativo, os bens imóveis de interesse cultural podem ser classificados como de ''Interesse Nacional'' (com a designação de "Monumento Nacional"), "Interesse Público" ou "Interesse Municipal" (classificação camarária).

O acto de classificação exige uma tramitação rigorosa. Assim, após a entrada da proposta de classificação (que qualquer cidadão pode subscrever) a mesma é analisada, para se saber do valor do imóvel em causa, atendendo aos critérios em uso.

QAULQUER UM PODERIA REQUERER A RECLASSIFICAÇÃO DO PALACIO DO BUÇACO DE IMOVEL DE INTERESSE PUBLICO (IIP) PARA MONUMENTO NACIONAL (MN), MAS A CAMARA MUNICIPAL DA MEALHADA TEM A OBRIGAÇÃO PARA COM OS SEUS MUNICIPES DE FAZER ESTE TRABALHO.

Muito mais se pediria dizer, mas era esta a mensagem que eu gostava de transmitir à CMM, quer ela fosse transmitida pelo o presidente da JTLB, quer pelo o presidente ou tesoureiro da JFL.

Acham boa a ideia?

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Revistas que não respeitam quem se preocupa com a natalidade

Tradução:
Diz o Felipe para a Letizia: Dás-te conta? Se te engravidar, isto vai ser o mais parecido com trabalho que já tive na vida..


Um Juiz mandou retirar das bancas a revista Jueves, por considerar a capa da revista insultuosa para os sucessores da coroa considerando que a caricatura é «claramente denegridora e objectivamente infame».
Levantaram-se em uníssono os defensores da liberdade de imprensa, contra a decisão do juiz. O costume.

Mas... e se a caricatura fosse de um dos defensores da liberdade de imprensa? Gostariam de se ver retratados daquela maneira? Publicamente?

Eu não. Ainda admitia a caricatura. Admitia até aquele nariz vermelhão. Com esforço ainda aceitava a frase.
Mas aqueles pneuzinhos na barriga... isso nunca.
Claramente denegridores.Uma infâmia. Aliás, contando bem... três infâmias. Arre que é demais.


(só publiquei o cartoon, porque aquele gajo não sou eu)

Gente que não respeita quem se preocupa com o país

A apresentação de novas tecnologias nas escolas, com recurso a uma agência de casting de miúdos.
Um vídeo com algumas questões embaraçosas, colocadas educadamente a Sócrates, por uma jornalista que não faz o papel de figurante.
No Blasfémias

A Nº2

Felizmente que a Câmara Municipal da Mealhada tem um(a) nº 2.
Alguém que pode representar a Câmara e falar para a multidão.

Sobre as 4 Maravilhas, Filomena Pinheiro (a nº2, de que tenho estado a falar) disse:
“Consideramos ser este o momento ideal para lançar um projecto que queremos alavancador do turismo deste concelho em particular e da região em geral”

De facto só ela poderia transmitir publicamente uma mensagem com espírito colectivo.
Não se compreenderia esta mensagem se fosse lançada por um presidente cuja postura habitual é de costas voltadas para os munícipes, para as instituições locais e para as regiões envolventes.

Pérolas do arquivo.

Fotografia de um post publicado à precisamente 5 meses. Pelo Pearl Harbour. O sinal continua na mesma. Ao contrário. Um verdadeiro símbolo ao marasmo. Fui buscá-lo ao arquivo do Amo-te Luso. E ainda estive por lá um bocado a desfolhar velhas recordações. Curiosamente com mais dois visitantes. A matar saudades como eu, talvez.

Um país Bes.. tial

Um amigo meu ficou sem o cartão multibanco num terminal em Anadia. Numa delegação do BES. A máquina papou-o. Ao cartão.E mandou-o dirigir-se ao multibanco mais próximo. Máquina burra. Sem o cartão, o que ia fazer o meu amigo ao terminal mais próximo?
Dirigiu-se ao BES para reclamar o cartão. Pensava ele que o entregavam na hora. Enganou-se. Disseram-lhe que teria de se deslocar ao banco dele, para lhe preencherem uma carta, que depois ele traria de volta para o banco, para então lhe devolverem o cartão. O desgraçado assim fez para reaver o cartão.
Acredito que seja um procedimento de segurança, mas pergunto:
- Imagine que uma rede de burlões estava a usar a máquina para sacar cartões. Esta passividade do banco, (que só foi buscar o cartão depois de ver a carta) apenas facilitaria a tarefa deles dando-lhes todo o tempo do mundo.
- Por outro lado, numa época onde não faltam variadíssimos meios de comunicação, que permitiriam aos bancos entrar em contacto entre si para esclarecerem e resolverem imediatamente este problema, ainda obrigam as pessoas a terem de ir buscar as cartas fisicamente e a devolvê-las? E se o seu banco estivesse a centenas de quilómetros? E se fosse um estrangeiro? E se tivesse sido em Marrocos?
Quando é que deixamos de ser um país do terceiro mundo?

Vantagens da fotografia digital

- Sempre tiraste algumas fotos no Buçaco?
- Só tirei umas duzentas... Tive pouco tempo.

domingo, 22 de julho de 2007

Dica para ver a Nelly Furtado absolutamente de borla.
Sem assinaturas.

Entrar no concerto com um bilhete da Nelly, furtado.

Enfeitar a travessa

- Então Carlitos, tá tudo a correr bem?
- Mais ou menos.
- Então estão cá os representantes das maiores maravilhas do país e tu com esse ar desanimado?
- Tens razão, mas isto podia ser melhor.
- Ora, ora, também tens cá alguns dos melhores desportistas portugueses de sempre...
- Sim é verdade, mas...
- E o Malato!!! Mas conta lá Carlitos... afinal porque razão estás tão triste?
- É que... não veio nenhum ministro. E eu adoro ministros. Tou tão infeliz... snif...

Inscrições abertas

Inserido no Caramulo Motorfestival, o Rally Histórico Luso-Caramulo conta com duas provas de regularidade e uma prova de perícia. O Rally tem início na Vila de Luso, no dia 8 de Setembro, e termina com um almoço nos claustros do Museu do Caramulo e exposição dos automóveis em frente ao mesmo Museu, estabelecendo uma ligação com a colecção de automóveis clássicos que aí reside.

A Prova de Sábado terá passagem pelas localidades de Penacova, Friumes, S. Martinho da Cortiça, Gândara de Espariz, Tábua, Rojão, Sta. Comba Dão, Freixo, Cortegaça, Carvalho, Serra do Buçaco e Luso. Serão percorridos um total de cerca 132 Km. No Domingo, a ligação Luso - Caramulo terá um total de 57 Km.

Todos os participantes estarão integrados no “Caramulo MotorFestival”, usufruindo assim de:
- Estacionamento expositivo de todos os automóveis inseridos no Rally, em frente ao Museu do Caramulo
- Visualização da “Rampa Histórica do Caramulo”
- Entrada na “Feira Automobília do Caramulo”
- Entrada no “Museu do Caramulo”

A segunda edição do Caramulo Motorfestival – Festival Internacional de Automóveis Clássicos e Desportivos vai decorrer nos dias 7, 8 e 9 de Setembro no Caramulo, depois do enorme sucesso da primeira edição que foi visitada por mais de 11.000 pessoas.

O Caramulo Motorfestival é um evento dedicado aos automóveis e motociclos clássicos e desportivos, que combina a parte de competição de um rally e de uma rampa, com um conjunto de acções lúdicas e turísticas, como sejam a Rampa do Caramulo (Campeonato Nacional de Montanha), a Rampa Histórica do Caramulo, o Rally Histórico Luso-Caramulo, o Passeio Histórico Viseu-Caramulo, a Colecção de Automóveis, Motociclos, Velocípedes e Miniaturas do Museu do Caramulo, a Feira de Automobilia do Caramulo (Pavilhão Multiusos), Concentrações de automóveis e motociclos clássicos no Caramulo (Clubes), Actividades lúdicas Outdoor com a empresa Desafios Caramulo, parques infantis insufláveis, bares e zonas chill out com música durante todo o evento, entre outras.

Para mais informações contacta Caramulo Motorfestival, ou o Clube Luso Clássicos.

REGULAMENTO (ficheiro PDF)

FICHA de INSCRIÇÃO (ficheiro PDF)

sábado, 21 de julho de 2007

E tu conheces?

- Conheces o Eng. Jorge Franco?
- Quem? Aquele que um dia disse que as lombas estavam bem feitas e bem sinalizadas e que agora, na Antes, já fez umas lombas com rampas mais suaves e com sinalização de limitação de velocidade para 30Km/h?
- Não faço ideia, só sei que é vereador...
- Pois, pois... não é aquele que um dia apresentou o projecto de um estádio e noutro dia disse que afinal o projecto ainda estava a ser feito?
- Ando à procura de alguém parecido, mas não deve ser esse.
- Então quem procuras?
- Eu ando à procura de alguém que num dia disse que as obras no Bairro Social do Canedo iam começar em breve e dias depois disse que primeiro ainda tinham de adjudicar a obra. Alguém que a seguir ainda é capaz de afirmar a pés juntos que o Bairro Social afinal nunca existiu.
- É pá... deve ser outra pessoa. Não conheço ninguém assim.

Simpatizantes SLB - Noticia de última Hora



O Benfica e o Cluj empataram a duas bolas, numa partida que marcou os festejos do centenário do clube romeno e a estreia do polémico equipamento alternativo cor de rosa.
Entretanto o Amo-te luso sabe que a reacção de Eusébio ao novo equipamento do Benfica não foi a melhor. O “Pantera Negra” demitiu-se de todos os cargos que ocupava no clube porque, segundo apurámos, não quer ser lembrado como... o Pantera Cor-de-Rosa !!!

Há muita gente a safar-se bem. O mexilhão é que se lixa sempre.

"só nos últimos três anos foram gastos 21 milhões de euros em estudos sobre a Ota"
in jornal de notícias

"O TC apontou o dedo às regalias dos membros do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, dos chefes de divisão e dos directores da instituição, que têm direito a “viaturas de serviço para uso pessoal”, com o “respectivo pagamento de combustíveis, estacionamentos e portagens”.
Estas viaturas são trocadas de três em três anos, representando um gasto para a empresa de 830 mil euros."
in renascença

Qualquer dia não há espreguiçadeiras para tantos aquistas

Imagem representativa do empenho e sucesso da S.A.L. na revitalização das termas do Luso.
Resmas e resmas de aquistas. Nunca se viu nada assim.

A Junta de Freguesia de Luso vai ter um novo site!!!

Quem o diz é o Secretário da Junta, alguns quarteirões e vielas mais abaixo, neste blogue.

Para começar, instalaram já uma firewall (vulgo alarme) na fachada da Junta (*).

(*) - fachada da Junta deve interpretar-se exclusivamente como: fachada do edifício da sede da Junta. Não nos responsabilizamos por quaisquer outros possíveis entendimentos.

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Não fosse alguém pô-lo a suplente...


... Vítor Baía entra no relvado mais cedo e será homenageado antes das restantes 6 maravilhas entrarem em campo.

No Mealhada Moderna diz que é por causa da agenda.

E esta, hein?!

«Depois do sucesso da sua realização, em 2006, o II Festival de Gastronomia de São Miguel volta à Praia das Milícias, até 29 de Julho, para promover a gastronomia, como forma de divulgação turística, pela degustação dos pratos mais típicos das diversas regiões, através da participação de restaurantes já com nome feito em certames do género, da Galiza, do Minho, de Leiria, da Região do Turismo Luso, do Ribatejo, do Nordeste Transmontano, do Alentejo, da Serra da Estrela e, evidentemente, dos Açores.Estando o dia de hoje dedicado à Galiza, a animação deste certame – que representa um dos principais apoios da Câmara Municipal de Ponta Delgada à realização do festival de gastronomia – estará a cargo do grupo de dança espanhola "Raízes".Entretanto, amanhã, a gastronomia açoriana será a principal referência deste Festival, com os sabores regionais em destaque e a animação pelo grupo "Cantinho da Terceira. Para o dia do Minho (22 de Julho), a animação estará a cargo do Quarteto da Academia da Povoação. Por seu turno, para celebrar o dia de Leiria (23 de Julho), o entretenimento à beira da mesa far-se-á pelo grupo Kumpanhia Algazarra. Já a 24 de Julho, dia da Região de Turismo Luso-Buçaco, a animação é feita pelo "Duo Bombinhas".Para o dia do Ribatejo (25 de Julho), a folia ficará à responsabilidade do grupo "Alminhas Danadas", cabendo no dia seguinte, aos açorianos Grupo Folclórico dos Arrifes e cantores, a animação do dia da gastronomia do Nordeste Transmontano. No dia do Alentejo (27 de Julho) unpluged com "Os Tributo a Nirvana" animarão o serão. Por seu turno, Nuno Fonseca e Marco Fonseca farão a animação no dia 28 dedicado à gastronomia da Serra da Estrela.» aqui

O Melhor videoclip musical do mundo !!!

quinta-feira, 19 de julho de 2007

As 4M's (*)

A selecção das 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada (abreviadamente 4 M´s) tem o condão de possibilitar a qualquer bolsa saborear o melhor da nossa gastronomia:

Se não conseguir provar o Vinho e o Leitão, pode sempre deliciar-se com Pão e Água.


(*) para bater certo, 4 M's devia ser a abreviatura das 4 Maiores Maravilhas da Mesa da Mealhada, ou mesmo 4 M´s TT: as 4 Maiores Maravilhas da Mesa da Mealhada de Todos os Tempos.

A entronização dói?

- A confraria está a pensar em te entronizar...
- Dasse... nem a confraria nem ninguém, pensam que eu sou o quê?

Coisas que não acontecem cá

"A BBC foi condenada na semana passada a pagar 74 mil euros por manipular o resultado de um concurso durante a emissão do programa infantil «Blue Peter». O próprio canal admitiu ter falsificado os resultados."
in diário digital

Entretanto, no Zimbabué, sugerir uma mudança de governo é considerado insulto ao presidente e motivou a detenção do dirigente sindical que teve tamanha ousadia.
também notícia no diário digital

As novas quatro maravilhas da mesa da mealhada

Uma proposta da dona chanfana no blog da cabra.

Uma junta sem valor

Pela segunda vez em pouco tempo assaltaram a junta de freguesia de Luso.
Também desta vez não levaram nenhum elemento da junta.

Os Tributos

Todas as iniciativas que promovam a nossa região são bem vindas.
Sobretudo quando estamos a defender produtos da nossa região. PRODUTOS GENUÍNOS. (ponto final)

No entanto, não me parece razoável misturar algo genuíno e inequívoco, com tributos e vassalagens a maravilhas e desportistas, cujos critérios de selecção são no mínimo discutíveis. Sobretudo os segundos.
Se neste mundo mediático tudo serve para fazer show off, qualquer dia ainda vamos associar a imagem daquilo que de melhor temos, aos vencedores dos Blogues com Tomates.

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Esqueceram-se do Leitão da Mealhada... e do pão.

Terminou o período de votação das

.: 7 MARAVILHAS DA GASTRONOMIA PORTUGUESA :.

Os candidatos foram:

Alheiras de Mirandela • Amêijoas à Bolhão Pato • Arroz de Cabidela • Arroz de Marisco • Bacalhau à Lagareiro • Cozido à Portuguesa • Cabrito Assado • Caldo Verde • Carne de Porco à Alentejana • Francesinhas • Leitão da Bairrada • Leite Creme • Migas • Ovos Moles de Aveiro • Pastéis de Bacalhau • Pastel de Nata • Polvo à Lagareiro • Presunto de Chaves • Queijo Serra da Estrela • Queijo da Ilha de São Jorge • Sardinhas Assadas.

Os vencedores serão divulgados em breve. (dizem eles)


Sem pão e sem leitão da Mealhada eu votei na sardinha assada,... com broa.
Estive indeciso no Leitão da Bairrada mas não deve ter o mesmo sabor. Nã, o Leitão da Mealhada é que é famoso. Os gajos enganaram-se.


Ai Carlitos, Carlitos

"Já há muito tempo que não vinha cá um ministro", terá dito Carlos Cabral sobre a vinda do Ministro Vieira da Silva ao concelho para inaugurar a nova casa da APPACDM em Casal Comba.
E acrescentou"É um prémio ter cá um membro do governo, há muitos anos que isso não acontecia".

Pois não Carlitos, eles normalmente quando encerram coisas não aparecem. Só vêm quando há inaugurações e a esse nível isto tem estado fraquito, pá!

Por esclarecer.

Após ler o espaço referente às actas da Câmara, no Jornal da Mealhada, fica a dúvida.

As promessas de construção de um novo Estádio Municipal que o ex-presidente do FC Pampilhosa, exige que o actual executivo socialista cumpra, foram afinal protocolos feitos pelos sociais-democratas em época de campanha eleitoral?

falando sobre coisas boas da vida...

- Olha lá, o que é o sexo tântrico?
- Então, é quando nos dedicamos essencialmente aos preliminares, sem pressa em concretizar nada, por exemplo como... como...
- A Confraria da Mealhada!?!?!
- Exactamente.

Em Solidariedade das Vitimas do Voo TAM 3054

Uma das maiores tragédias da história do Brasil.
Durante a visualização das imagens deste acontecimento, somos obrigados a refletir sobre as nossas vidas, as nossas acções, as nossas escolhas...

Se o jornal "O Jogo" o diz...

terça-feira, 17 de julho de 2007

As 4 maravilhas da Mealhada







Há coisas fantásticas na Mealhada, não há?

4 MARAVILHAS DA MESA DA MEALHADA

E dizem que não acontece nada no Luso...

De acordo com notícia publicada no blog do Mealhada Moderna António Pedro Filipe, dono do Pipas-bar confessa ser alvo de perseguição e tortura. O que por si só já é programa suficiente para encher o bar de sado-curiosos. Só resta saber a que horas e dias é que estas sessões acontecem.

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Momentos fascinantes no Luso e Buçaco

"Quem procura momentos mágicos, num espaço cuidado da natureza, que remete para interrogações e muitas contemplações, deve visitar a Mata Nacional do Buçaco..."
Um texto de Rute Melo sobre o Luso e o Buçaco no jornal "as beiras"

Ainda no seguimento do post do Saramago


Que ricos patriotas nós somos...,
mas não em tudo !!!
Por exemplo, ontem a percentagem de abstenção para as eleições da Câmara Municipal de Lisboa, só se situou na ordem dos 63 %..., isto é patriotismo sim senhor !!!

Em cada 100 Lisboetas...

11 votaram em António Costa;
6 em Carmona Rodrigues;
6 em Fernando Negrão;
4 em Helena Roseta;
4 em Ruben de Carvalho
3 em José Sá Fernandes;
3 nos outros

63 marimbaram-se para os politicos.
E diz que o António Costa ganhou.

Decepcionante Saramago

O escritor “espanhol” José Saramago, prémio Nobel da literatura à custa da língua portuguesa, veio há dias ofender de forma hedionda os verdadeiros portugueses, aqueles que amam este País, dizendo que, mais cedo ou mais tarde Portugal iria se integrar na Espanha. Esta afirmação só tem desculpa porque este senhor já tem muita idade e deve sofrer de Alzheimer ou de outro tipo de doença esclerosante. Se o disse, tendo como comprovada a sua boa sanidade mental, então não tem direito à honra e ao privilégio de ser Português.
A pouca importância que, os políticos de Portugal e do seu próprio partido, lhe têm dado deixaram-no despeitado e rancoroso, sendo incapaz de defender e acarinhar Portugal. As suas ideias retrógradas e obcecantes de um ideal comunista já há muito morto, fomentam o ódio contra o capitalismo, contra as grandes potências económicas mundiais, fazendo com que neste mundo já não haja lugar onde ele possa viver, incluindo a sua própria Espanha.
A indignação causada pelas suas afirmações leva-nos a transformar a admiração que por ele nutríamos pelo desprezo, como se despreza todos aqueles que são os “ Migueis de Vasconcelos “ de Portugal.
Portugal é e será sempre um País de carácter universalista, a sua independência não está nem nunca estará em causa, só porque ao lado está uma Espanha, virtual, cinco vezes maior. Antes que Portugal seja dependente seja do que for, ainda haveremos de ver nesta Península Ibérica (que não é só dos espanhóis) com novas outras nações como o País Basco, Galiza, Catalunha. A Espanha será reduzida a sua “ significância” e a sua crista arrogante baixará.
Como disse o poeta português Fernando Pessoa, Falta cumprir-se Portugal e Portugal há-de cumprir-se.


sábado, 14 de julho de 2007

Ao ritmo do concelho

O Plano Director Municipal da Mealhada, foi publicado em Julho de 1994.

Dizia o seu art.2º (prazo de vigência e revisão)
1- O Plano Director da Mealhada vigorará pelo prazo máximo de 10 anos contados a partir da data da sua entrada em vigor.
2 - O Plano Director Municipal da Mealhada deverá ser revisto antes de decorrido o prazo da sua vigência. [10 anos após Julho de 1994]

Em Maio de 2001, foi publicada uma alteração ao PDM. (não é uma revisão)
No art. 2º eliminou-se o ponto 1 (E isto porque um PDM nunca caduca, mesmo fora do prazo de validade) e tomou o seu lugar o ponto 2: O Plano Director Municipal da Mealhada deverá ser revisto antes de decorrido o prazo da sua vigência.
Este prazo de vigência, por se tratar de uma alteração e não de uma revisão continua a ser o definido no PDM inicial (10 anos após Julho de 1994)

Estamos em Julho de 2007 (3 anos após a data limite e com quatro!!! anos de estudos) e ainda não se vislumbra uma data para a publicação da alteração ao PDM.

sexta-feira, 13 de julho de 2007

13, Sexta-feira!!!!

Rob - Esconde-te Sexta-feira, chegou um grupo de piratas.
S-F - Ainda temos 12 balas, Robinson Crusoé. Eles são quantos?
Rob - 13, Sexta-feira.
S-F - Azar.

Domingo há eleições em Lisboa

Cá também devia haver.
Para a Câmara e para numerosas associações deste concelho, que tudo fazem para não fazer nada.

Summertime

"Summertime":
Versão Ella Fitzgerald e Louis Armstrong - ideal para um entardecer numa qualquer esplanada com um gin tónico à frente...
Versão Billie Holiday - para uma tarde com os amigos com umas cervejas à frente...
Versão Miles Davis - para o último cigarro à varanda antes de deitar...
Versão Janis Joplin - para trepar...pelas paredes...antes do cigarrinho à janela com o Miles...
Versão "puppets" - antevisão do que nos espera na "silly season", tanto a nível local como nacional...
"Summertime, and the livin'is easy..."

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Conversa entre dois marretas

Álvarito - Quero 25 mil euros do ano passado, que são nossos, nossos e muito nossos + 145 mil para trazermos três reis para governarem meia dúzia de escolas durante dois dias + 25 mil de reserva para imprevistos que acontecem sempre todos os anos, faça sol ou faça chuva, mais apoio logístico, para fazermos um "Ganda Carnaval".
Carlitos - No mínimo dou 75 mil euros.
Álvarito - Ai é? Não me dás condições para um "Ganda Carnaval"? Então não faço nada.

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Mais do mesmo...(?)

"Revitalização das Termas do Luso: SAL apresenta à Câmara duas soluções" (JM online)

Conversa entre bons amigos

Álvaro- Quero 145 mil euros.
Cabral- Não, não... e os munícipes? Só dou 75 mil.
Álvaro- É pá não chega... 120 mil?
Cabral- És exigente... 90 mil.
Álvaro- São os 30 anos do Carnaval, pá. 110??
Cabral- Combinado. Mas não gozam comigo no próximo carnaval.
Álvaro- Aceito. E o prejuízo do ano passado? 25 mil...
Cabral - Não dou nada.
Álvaro- Vá lá, caíram uns pinguitos... 15 mil?
Cabral - 10 mil.
Álvaro - 12,5.
Cabral - Hummmm!!! Ok. Mas escrevem nos jornais que eu é que fiz o Carnaval.
Álvaro- Tu és poderosíssimo a negociar. E quanto aos três reis?
Cabral - Só aceito um.
Álvaro - Dois então?
Cabral- Manda-os vir. E traz umas brazucas prá gente sambar.

... as belezas escondidas por detrás do verde.

terça-feira, 10 de julho de 2007

Modernices

- Ai avó. Tá tão bom o cafezinho... foi aquecido no borralho?
- Não filho, foi aquecido no micro-ondas.

I Feira do Emprego e Formação da Mealhada



Não entendo como é que um stand destinado a incentivar a procura de emprego é decorado com três manequins de braços cruzados.
É que não tem nada a ver.

VIELAS DE LUSO

Agradecemos, do fundo do coração, todo o apoio que temos recebido em virtude das MARAVILHOSAS OBRAS de remodelação das vielas de Luso.
Vamos continuar a trabalhar com o empenho de sempre em prol do NOSSO LUSO. Fiquem com esta certeza. SEMPRE!

MARCHAS POPULARES

Colaboração monetária da Junta de Freguesia de Luso nas Marchas Populares:

Marcha das Crianças - Fundação Bissaya Barreto = € 500
Marcha do ATL (até à presente data) = € 832,19

É bom que se saiba, não é?

Estragaram a festa à rapaziada

GNR apreende haxixe em Anadia

segunda-feira, 9 de julho de 2007

domingo, 8 de julho de 2007

ESQUECE TUDO O QUE TE DISSE

A nossa politiquinha de trazer por casa, não raras vezes parece mais um romance e tragédia de cordel. Depois de grandes amores e cumplicidades, tudo se reduz a despeito, culpabilizações e vitimizações.
(sem tirar o mérito aos Azembla's Quartet, brilhantes)

As novas sete maravilhas do mundo

«A Grande Muralha da China, Petra (Jordânia), Cristo Redentor (Brasil), Machu Picchu (Peru), Chichén Itzá (México), Coliseu de Roma (Itália) e Taj Mahal (Índia) são as novas Sete Maravilhas do Mundo escolhidas por mais de cem milhões de pessoas.» mais aqui

Um cheirinho em tempo real das Festas da Venda Nova

Toda a malta gritou até o padre ajudou... aperta, aperta com ela.

Coragem ou miopía?


A ACB e a CMM

O melhor café do mundo

- Ó Avó, ainda tens aí algum café na cafeteira?
- Tenho... mas já não está fresco.
- Não faz mal. Eu tomo-o mesmo quente.

sábado, 7 de julho de 2007

Podia ser assim

Os munícipes do concelho da Mealhada, congratulam-se pela magnífica gestão da Câmara Municipal da Mealhada, que a coloca numa das melhores em termos de estabilidade financeira e aproveitam para endereçar os parabéns ao excelentíssimo Sr. Presidente da Câmara, Carlos Cabral, que não se tem poupado a esforços para angariar as verbas necessárias para tão almejado feito.
Da nossa parte continuaremos a apoiá-lo de forma incondicional, contribuindo humildemente com tudo o que temos e o que não temos, no pagamento dos impostos e taxas que entenda por bem aplicar para que tais sucessos se repitam ano após ano e cada vez com maior notoriedade.

Em nome dos munícipes,
Zé Migalhas.


«Mealhada apresenta 4 Maravilhas da Mesa
2007/07/07
Água, pão, vinho e leitão são as “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” que o município apresenta a 20, 21 e 22 de Julho, duas semanas depois de serem conhecidas as 7 Maravilhas de Portugal, numa recepção aos autarcas com monumentos eleitos e apresenta a imagem gráfica e as principais linhas de acção do projecto.Para a divulgação do projecto, a Câmara Municipal da Mealhada promove um evento naqueles três dias no Jardim Municipal, no qual prestará homenagem aos municípios com monumentos eleitos este sábado, dia 7, através de uma exposição de painéis de grande dimensão de cada um dos monumentos eleitos e um programa de animação, com grupos oriundos dos referidos municípios.A iniciativa pretende «criar junto dos consumidores uma identidade forte para este património gastronómico e sensibilizar os agentes económicos relacionados com os referidos produtos, para a necessidade de corresponder, permanentemente, para as expectativas que serão criadas». in www.oln.pt

OS POETAS-NAVIO DE ESPELHOS

Porque hoje é 7-07-2007...

sexta-feira, 6 de julho de 2007



Algo me tem marcado ... porque motivo damos cabo das nossas serras ornamentando-as com eolicas ?

Pois na bélgica poucas são as serras, mas as eolicas estão colocados ao nivel do mar e também produzem energia !!!

As lojas de renda...


Estive a pouco tempo na Belgica, e nesta curta estadia visitei a linda cidade de Brugges (Património Mundial da Humanidade).
Como é obvio a diferença com Portugal marcou-me, mas algo chamou-me á atenção, Um pouco por todo o lado encontrei lojas a venderem chocolate como é obvio, mas tambem lojas a venderem paninhos de renda.
Aqui poucos são os que lhes dão valor, mas em Brugges Há lojas que só vendem isso ????
E se as barracas da Avenida vendessem tabem rendas !!!!

Coisas que não interessam nada

A Portaria 755/2007, de 29 de Junho, veio definir que o período crítico no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios, no ano de 2007, vigora de 1 de Julho a 30 de Setembro.

No preâmbulo desta portaria pode ler-se:
"Atendendo à evolução dos factores de perigosidade meteorológica de incêndio florestal no corrente ano e à previsão do aumento do número de ocorrências causadas pelo homem, importa definir atempadamente o período crítico, assegurando a eficaz utilização dos recursos afectos à vigilância, detecção, alerta, primeira intervenção, combate e rescaldo de incêndios florestais." (bold e pinturas minhas)

Foi publicado "atempadamente" dois dias antes do início do período critico.
Numa sexta-feira, vésperas de fim-de-semana.

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Um turismo calceteiro

Estão de parabéns os autores da ideia de contratar calceteiros, para os meses de Julho e Agosto.
Há muitos anos que as vielas do Luso não tinham tanto movimento e animação de Verão.

Pais matematicamente fraquitos... mas espertos.

Como tem sido noticiado ultimamente nos meios de comunicação, o exame de Física e Química continha uma questão mal formulada, pelo que foi anulada.
A questão valia 8 pontos, num exame que tinha uma cotação total de 200 pontos. Deste modo o exame ficou reduzido a 192 pontos.
Era necessário fazer o acerto para tornar a valer 200 pontos.
A solução do ministério foi multiplicar as notas dos alunos pelo factor 1,0417. (192 pontos x 1,0417 = 200 pontos)
Deste modo um aluno que acertasse em todas as outras questões teria 200.
Um aluno que acertasse em 50% das cotações teria 100.
Um aluno que "não desse uma prá caixa" continuaria com 0.

Um grupo de pais e alunos contesta esta solução, alegando que o correcto seria atribuir a cotação total desta questão a todos os alunos. Ou seja: atribuir 8 pontos a todos os alunos.
Assim, um aluno que acertasse todas as questões teria 200.
Um aluno que não desse uma prá caixa teria 8 pontos. Ninguém tinha 0 ou menos de 8 pontos. E isto significa que uma escala supostamente de 0 a 200, ficaria transformada numa escala de 8 a 200.
Um aluno que acertasse em 50% das cotações teria 108 pontos (54%!!!)

Imagine um aluno que somou 90 pontos em 192 possíveis.
Pela solução do ministério o aluno fica com 90x1,0417=93,75 pontos (9,375 valores)
Pela solução dos pais o aluno ficaria com 98 pontos (9,8 valores). Quase 50% de respostas certas, quando, na verdade acertou menos de 47%.
Imagine se a questão tivesse uma cotação de 15 ou 20 pontos...

A solução dos pais melhora a nota a todos. Mas é matematicamente a mais correcta?
Parece-me óbvio que não. A solução dos pais beneficia todos, mas beneficia mais os alunos fracos.
A solução do ministério não beneficia nem prejudica ninguém.
Quem vai ganhar o braço de ferro nos tribunais? Não faço ideia. Com juízes formados em direito, até o tipo de papel dos exames pode influenciar os resultados.

Ordem mexe nas juntas médicas

"A Ordem dos Médicos vai alterar a formação dos profissionais que integram as juntas médicas, de forma a evitar a profusão de casos de doentes que foram obrigados a voltar ao trabalho em condições de saúde nada recomendáveis."
in jornal de notícias

O bastonário da Ordem dos Médicos deve ter lido o meu desabafo sobre Juntas médicas de merda e veio dar-me razão publicamente.

Obrigado, pá!!! Não era preciso tanto.

O Estado gosta de nos pôr orelhas de burro

O Estado que gosta de puxar as orelhas aos "outros" quando lhes determina o fim de clausulas abusivas é o mesmo que faz orelhas moucas quando Bruxelas lhe impõe que acabe com tributações abusivas que ele próprio cria.
É o caso da tributação do IVA sobre o Imposto Automóvel (actual imposto sobre o veículo-ISV)

E o que está em jogo é simples de explicar:
Imagine que vai comprar um veículo utilitário XPTO, com um preço base (PBase) de 10.000 euros.
Supondo que esse veículo tem uma cilindrada de 1350cc e uma emissão de CO2 de 150g/Km, é devido um imposto sobre o veículo (ISV), no valor de 2485,00 euros.

Não satisfeito com este imposto sobre o veículo (ISV), o Estado aplica agora o IVA.
Mas mal aplicado, no entendimento de Bruxelas e de todos os que pensam um pouco sobre esta questão, à excepção do próprio Estado.
E isto porque o IVA devia ser aplicado apenas ao preço base do veículo (Pbase*21%=2100,00)
Contudo, o Estado aplica o IVA depois de lhe ter adicionado o imposto sobre o veículo. Isto é: (Pbase+ISV)*21% = 2621,85 euros. Obtém de uma forma fictícia e abusiva mais 521,85 euros, por aplicar um segundo imposto sobre outro que já tinha aplicado. (21% de Imposto IVA sobre os 2485,00 de Imposto ISV)

(reparem que se aplicarmos primeiro o IVA e depois o ISV, nada disto aconteceria)

Entretanto os portugas, a quem o estado gosta de pôr orelhas de burro, pagam por este carro XPTO de valor base de 10.000,00 e pelas actuais regras, um preço de venda ao público (PVP) de:
10.000+2485,00+2100+521,85 = 15.106,85 euros.

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Só faltava esta. Agora pedem-nos para correr.

Depois do Laurentino, o Secretário do Desporto, vir "laurear" ao Luso e dizer para nos dedicarmos à pesca porque somos um país de água, vem agora o João Ruela, presidente da Associação de Atletismo de Aveiro, em notícia publicada no Mealhada Moderna, lançar um desafio para que em próximos eventos exista gente a correr e a prestigiar este concelho.

Em resposta, Carlos Cabral, afirmou que "... a ausência de praticantes da modalidade no concelho não se deve à falta de apoios da autarquia."

E em boa verdade se diga que este executivo muito se esforça para pôr a malta a correr... daqui para fora. Pelo que faz e pelo que não faz.
De tal modo que o concelho da Mealhada só parece atrair desempregados de outros concelhos, quais parasitas que vêm para cá viver apenas para nos infernizar as estatísticas.

Um pouco mais à frente na notícia, embora num contexto diferente é Carlos Cabral quem afirma:" Na Mealhada não existe nada".
Ainda não chegámos a esse ponto, mas com a capacidade mobilizadora e de diálogo demonstrada e os incentivos e apoios que tem dado, assistimos a um concelho onde o que existe vai acabando aos poucos e onde as pessoas têm cada vez mais dificuldades em se mexer. Quanto mais correr.

A não perder no Mealhada Moderna...

a PÁGINA 16.
Uma página de eleição

À conversa com... aaaaaaa... Gonçalo Louzada

Ouvi na RCP, parte da entrevista a Gonçalo Louzada e devo dizer que a publicação no Jornal da Mealhada desta semana, não é muito fiel ao que foi dito.
Correctamente deveria ser algo escrito assim:
"A missão do... aaaaaaaa... Hóquei Clube da Mealhada é... aaaaaaaa... formar rapazes e... aaaaaaaa... raparigas"

(um abraço ao Gonçalo e muitos êxitos desportivos e pessoais)

Faz sentido?

E se uma empresa quiser investir no concelho da Mealhada, na zona industrial, querendo recrutar mais de duzentos trabalhadores do concelho, numa fábrica não poluente, e a proposta da CMM for um pagamento exorbitante por m2 (actualmente, parece, está em 17.50 euros), levando a mesma empresa instalar-se num concelho vizinho, que cedeu espaço de gratuitamente (1)? É este um bom serviço à comunidade, ao povo que elegeu estes representantes do bem comum?

Saberá esta CMM o que significam mais de 200 postos de trabalho? Significa que cerca do mesmo número de famílias se podem fixar aqui, ter casa no concelho, fazer comprar no concelho, colocar os filhos nas escolas do concelho.
Terá tido a empresa Alcides Lda os mesmos entraves?

(1) Já sei que me vão dizer que no NOSSO concelho, a zona industrial, tem óptimas infraestruturas e que, provavelmente, o concelho vizinho não. De qualquer modo, outras zonas industriais existem, que fazem preços mais baixos para possibilitar a fixação de empresas, com condições semelhantes. O objectivo é ou não atrair investimento? O dinheiro gasto nas infraestruturas é ou não dinheiro injectado pela UE para melhorar condições para perseguir esse objectivo?

O PSD e o voluntariado jovem para as florestas

Em resumo senhor Presidente... a nossa proposta é boa, não era?

Entrevistas nas ruas da amargura

- Bom-dia. Já ouviu falar de Carlos Cabral?
- Homessa, toda a gente conhece...
- Qual o maior feito que lhe atribui?
- Hummmm!!! A descoberta do Brasil, não foi?
- ...Bem... Não me referia a esse Cabral...
- Ahhhhhhhh!!! A travessia aérea do Atlântico.
- (Ó pá tira este gajo do ar...)

terça-feira, 3 de julho de 2007

Um estado de bolsos rotos

Mais de 1,2 mil milhões de euros (quase um terço do que custará o aeroporto da Ota) não entraram nos cofres do Estado o ano passado em virtude de prescrições e anulações de dívidas fiscais decretadas por sentenças judiciais.
in correio da manhã

O sonho do Monte Novo...

... é ser mais alto que a Cruz Alta, quando crescer.

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Sem querer lançar o pânico, mas...

... com o Sócrates ocupado com a Europa e o Costa ocupado com Lisboa, quem vai tomar conta do país são aqueles cromos que eu estou a pensar?

À atenção dos papás e das mamãs

"As escolas públicas do ensino obrigatório estão a cobrar dinheiro de forma ilegal por impressos e fotocópias no acto das matrículas.
Na TSF online e no semanário Sol

Gambuzinos versus UBU's

- O que andas a fazer aí de um lado para o outro?
- Então... ando aflitinho de todo à procura de UBU's...
- UBU´s!?!?!? E que raio é isso?!?!?
- Não sei... ainda não encontrei nenhum.


E VOCÊ? ACREDITA EM UBU's(*)?

(*) Unidades Básicas de Urgência

Três atletas conseguiram os mínimos...

...para a participação no campeonato da Europa de Sub 23, durante o Campeonato Nacional de Esperanças (Sub23) em Atletismo, que decorreu no Centro de Estágios do Luso e que envolveu jovens de todo o país.
Notícia do Mealhada Moderna


Apesar das provas terem corrido bem, António Jorge Franco, representante do nosso concelho, não se conseguiu apurar. Contudo, mantemos a confiança nele para próximas corridas.

Aqui a foto no momento de entrega dos troféus,
roubada à Mealhada Moderna, num sprint final fortíssimo


domingo, 1 de julho de 2007

«Este ano o nosso País não entra nesta lista que "vai a concurso" mais para o fim do mês. Manuela Galhardo, secretária executiva da Comissão Nacional da UNESCO, explica ao DN que "há sete bens portugueses que se encontram na Lista Indicativa, ou seja, é ainda uma lista de intenções". Fazem parte da lista a Arrábida, a Baixa Pombalina de Lisboa, a Cerca dos Carmelitas Descalços no Buçaco, a costa Sudoeste, a Fortificação de Elvas, o Palácio, Convento e Tapada de Mafra e a Universidade de Coimbra."Estes bens podem vir a candidatar-se até 2014, mas a iniciativa tem de partir das entidades que os tutelam", disse. Embora indicativa, a lista é do conhecimento do comité do Património da UNESCO. » aqui
«A lista dos melhores é inaugurada pelo Palace do Buçaco, seguindo-se o Ritz, o Pestana Palace, o Bairro Alto e o Lapa Palace. Estas unidades reflectem a evolução que a hotelaria portuguesa tem vindo a registar desde o final dos anos 80.» aqui

Nunca vou a um SAP nem nunca irei!

Imagine se esta frase fosse proferida por um qualquer Director de um qualquer SAP deste país? Era grave.
Mas não foi o caso. Esta frase publicada no Jornal de Notícias em 06 de Agosto de 2006 foi proferida por Correia de Campos. O próprio Ministro da Saúde.
Não foi demitido.

No SAP de Vieira do Minho alguém afixou esta página do jornal numa parede. E acrescentou-lhe a seguinte frase:
"Faça como o ministro. Não venha ao SAP". Uma frase redundante, portanto desnecessária por se inserir na lógica do ministro. Apenas clarifica o seu pensamento.

Correia de Campos achou o cartaz jocoso. E exonerou a Directora. Incompreensivelmente não se auto-exonerou quando é ele, afinal, o autor e principal responsável pela piada do cartaz.


Sem querer maçar deixo aqui na íntegra um comunicado da Ordem dos Médicos reagindo à entrevista então dada pelo ministro. Um comunicado que continua actual e que arrasa a política de saúde seguida pelo ministro. Uma politica de saúde que a maioria socialista do nosso concelho continua a apoiar cegamente, mesmo sem saber para onde estamos a ir. Uma maioria socialista que acredita em UBU's, embora ainda ninguém tenha visto nenhum.

Conselho Nacional Executivo
NUNCA VOU A UM S.A.P. NEM NUNCA IREI

Numa entrevista ao JN de 6 de Agosto, Sua Excelência o Senhor Ministro da Saúde terá feito um conjunto de afirmações, entre as quais se destacam a que foi chamada para título e que se transcreve: “Nunca vou a um S.A.P. nem nunca irei”.
Descontado que tem que ser a época jornalística em curso, adequadamente chamada de “silly season”, em que a ausência de notícias e o país a banhos obrigam a uma hipertrofia por vezes enviesada do que se disse ou se pretendeu dizer, não pode a Ordem dos Médicos, tomando como rigorosas, objectivas e voluntárias, as afirmações atribuídas a Sua Excelência o Senhor Ministro da Saúde, deixar de reagir. A ser totalmente exacto o que terá sido afirmado pelo mais alto responsável da saúde em Portugal, não poderá a Ordem dos Médicos deixar de classificar as suas palavras como ignorantes, infelizes, incultas, despesistas, distraídas e ofensivas para profissionais da saúde e doentes. O Senhor Ministro fala com o soberbo palanfrório de quem paira acima dos limitados recursos da generalidade dos portugueses.
São palavras ignorantes porque o Senhor Ministro ignora que há SAPs que funcionam como verdadeiras urgências hospitalares, com recursos para efectuar alguns exames complementares essenciais, e com dois Médicos, e outros profissionais de saúde, em presença física permanente.
São palavras infelizes porque incentivam o sistema hospitalocêntrico de Portugal, quando devia ser exactamente ao contrário! Quando se pretende tirar doentes das urgências hospitalares, quase todas sobrecarregadas e a trabalhar no limite, algumas sem condições de país civilizado, inacreditavelmente o Senhor Ministro vem dizer aos portugueses que as entupam ainda mais!
São palavras incultas porque o Senhor Ministro não tem a mínima noção de que um Médico, até sem estetoscópio, pode salvar uma vida! Que o simples acto de colocar um soro pode evitar um choque hipovolémico irreversível num politraumatizado! Que duas ampolas de Furosemida podem permitir que um doente com edema agudo do pulmão chegue vivo a um centro com mais recursos! Que a adrenalina subcutânea pode salvar um doente em choque anafilático! Que o acto de tossir pode reverter uma taquicardia supraventricular paroxística! Que colocar um tubo endotraqueal pode ser a diferença entre a vida e a morte! Que, numa verdadeira urgência, demorar mais meia hora até ser assistido por um Médico pode significar, inexoravelmente, a morte!...
São palavras despesistas porque traduzem que um doente nunca deve acreditar num Médico que não lhe faça uma bateria de exames complementares. Os doentes devem passar a exigir, portanto, Ministro dixit, todos os mais sofisticados exames complementares quando apresentam um qualquer transtorno de saúde, mais ou menos agudo, por mais simples que seja. Segundo o Ministro da Saúde, um Médico com estetoscópio não é de confiança!
Palavras distraídas porque o Senhor Ministro esquece-se que é exactamente o Ministro da Saúde e, por consequência, o principal responsável pela ausência de melhores condições em tantos níveis do Sistema de Saúde português, incluindo os SAPs! Espantoso!
Palavras ofensivas para os doentes que não vivem na cidade grande e que têm nos SAPs o único recurso verdadeiramente acessível para situações agudas.
Palavras ofensivas para os Médicos que, sem a infalibilidade que não é apanágio de nenhum Médico ou ser humano mas com a máxima dedicação, competência e preocupação, dão o seu melhor aos doentes que observam nos SAPs, resolvendo-lhes a esmagadora maioria dos problemas, evitando deslocações desnecessárias às urgências hospitalares e, seguramente, salvando muitas vidas! Não havia necessidade!...
Enfim, em duas palavras, as respostas do Senhor Ministro da Saúde às questões colocadas pelo JN foram profundamente deploráveis, mas verdadeiramente reveladoras.
Preparem-se os portugueses para o que aí vem.
De facto, o Senhor Ministro pretende encerrar todos os SAPs de Portugal, ainda antes de uma verdadeira e global reforma dos Centros de Saúde, orientada para os ganhos em saúde e não apenas para o cumprimento exclusivo do orçamento do Ministério. Já o começou a fazer, no Centro do país, mas ainda ninguém conhece a prometida rede de Unidades Básicas de Urgência, nem os respectivos critérios de localização e equipamento, muito menos o que significam exactamente e o regulamento das ditas “Consultas Abertas”, que serão criadas em substituição. Na realidade, o Senhor Ministro prepara-se para fechar todos os SAPs, que funcionavam durante as 24h do dia (admitimos que alguns não se justificaria continuarem abertos), e abrir as “Consultas Abertas”, apenas durante o dia. Como serão somente “Consultas Abertas”, irão ter ainda menos recursos técnicos e humanos que os SAPs, se bem que, no terreno, irão desempenhar precisamente as mesmas funções…
Será que, no futuro, numa qualquer entrevista, o Senhor Ministro também irá desaconselhar os portugueses de recorrerem às “Consultas Abertas”?...
Percebe-se que o Senhor Ministro diga mal dos SAPs. Faz parte da sua estratégia para os encerrar. É mais uma reforma pseudo-economicista feita à custa da saúde dos cidadãos. Desgraçadamente, falta alguma perspicácia ao Ministério da Saúde para melhor gerir os recursos existentes sem prejudicar a qualidade e a quantidade dos serviços básicos prestados aos portugueses e sem destruir

Coimbra, 14 de Agosto de 2006 Pelo Conselho Nacional Executivo da Ordem dos Médicos Prof. Doutor José Manuel Silva Presidente em exercício(*)
14/08/2006

(*) desconheço se o Prof. Doutor José Manuel Silva continua a ser o presidente em exercício.