terça-feira, 31 de julho de 2007

Tenho pena de constatar que a maior parte dos estabelecimentos têm um serviço medíocre, com falta de primor e rigor, espaços desmazelados - Jibita



“Espero que os mesmos hoteleiros e comerciantes do Luso comecem a acordar também para as melhorias que devem implementar, quer de atendimento, quer de serviços prestados aos turistas que visitam a nossa terra.
Tenho muita pena de constatar que a maior parte dos estabelecimentos têm um serviço medíocre, com falta de primor e rigor, espaços desmazelados e mal cuidados.
Com isto os turistas saem maltratados e desejosos de não voltar. “ - Jibita


Não percebi onde eh que os comerciantes e hoteleiros tem um serviço medíocre?
Eu até acho o contrário!
Posso dizer que no Luso, vive-se um clima de hospitalidade pouco vulgar em Portugal!
Também já fiz as minhas viagens quer dentro e fora de Portugal, e se formos a grandes destinos de turistas, como o Algarve ou Sintra, podemos constatar que não são mais hospitaleiros do que nós!
Quanto à falta de primor e o desmazelo, não pode ser confundido com as grandes dificuldades que o comércio e hotelaria passam!
É muito fácil reparar numa loja e dizer, que ficava melhor trocar esta fachada, renovar o interior, e assim isto ficava um espectáculo.
E arranjar quem faça isto também é muito fácil, mas o difícil é PAGAR!

Não podemos comparar um restaurante aqui no Luso, que leva por exemplo por uma dose de febras por 8€, que dá para 2 pessoas, com um restaurante na Mealhada que leva por 1 dose de leitão por 30 €!
Vocês vão dizer que só apostando na qualidade é que vão ter clientes a pagar mais!
Ninguém gostaria mais de melhorar as condições do que os próprios hoteleiros, mas se eles já se vem aflitos para sobreviver, vão se empenhar para se pôr em trabalhos e pôr em risco aquilo que já fizeram!


Lido diariamente com comerciantes e hoteleiros, e todos eles me dizem que passam por grandes dificuldades.
Porque é que os atacam?
Acho que eles devem é ser elogiados pelo grande esforço que fazem para manter os negócios!
Não vejo nenhum a ficar rico! Vejo-os por outro lado, a andarem aflitos para pagar os seus compromissos!
Falar é fácil, e atacar os pequenos também, mas porque não atacam os grandes que exploram os recursos da terra, têm milhões de euros de lucro, e nem salários querem pagar aqui aos locais, e vão pagar a empresas de prestadoras de serviços com pessoal de leste!

5 comentários:

jibita disse...

Então vamos dar os nomes aos bois...

Hotel Eden - já ouvi por inúmeras vezes, tanto por pessoas do Luso como principalmente por clientes, reclamarem a falta de higiene e de qualidade prestada naquele hotel.

Restaurante os Lourenços - começou bem, mas tem decaído abruptamente na qualidade dos seus pratos, para não falar da falta de formação e apresentação do pessoal que ali trabalha.

Café O Casino - sem comentários. Simplesmente não consigo descrever o assassinato arquitectónico que aquele belo edifício tem vindo a sofrer.

Casa de Chá - além da "lavagem" da cara. O serviço deixa muito a desejar. Quantos clientes mal tratados. Então ao domingo é um salve-se quem puder...... Simpatia feminina não é por aqueles lados.

Móveis Triunfo - sem dúvida uma amostra de constante inovação e investimento no negócio.

Pensão Central - Após a obras deve ser das pensões com mais higiene e limpeza do Luso. Mas parece que falta ali qualquer coisa, ainda não percebi o quê.

Pensão Alegre - deve ser o único estabelecimento que aos longos dos anos soube evoluir em qualidade, diversidade e prestação de serviços.

Pensão Imperial - após as obras de beneficiação está impecável.

Pensão Astória - além da pensão alegre é dos edifícios mais lindos do luso, porém com alguns apontamentos a estragarem a "fachada".

Casa Bailundo, sapataria incluída - devem estar igual desde que abriram....

e estas são os casos que me vêm à cabeça.....

á pontos bons e pontos maus.....

um negócio é sempre um risco que pode correr bem ou correr mal.....agora que há comerciantes que não investem um cêntimo mas mesmo assim reclamam porque não há turistas.....tá mal....muito mal....

E de cada vez que ando por outras localidades e observo o que por lá se mostra......tenho cada vez pena do Luso.

lua-de-mel-lua-de-fel disse...

Tenho de concordar com o future-believer.
Caro/a jibita: não tenho a mesma opinião e penso que não devemos misturar empatias pessoais com a qualidade dos serviços. Há um livro de reclamações em todos estes sítios e, por isso, cabe à CMM e JTLB legislar sobre a qualidade e as condições dos mesmos.

future-believer disse...

Se nem os chineses conseguem cá ter uma loja, dá para ver bem a terra que temos!
Ou seja, somos todos uma “cambada de tesos” que andamos aqui a aguentarmo-nos uns aos outros.
O comércio passa por grandes dificuldades onde a oferta na Mealhada e Coimbra aumentou muito! E ainda não abriu o Lidl na Mealhada!
O turismo também não passa de uns meses no verão onde há algum trabalho!

Agora dizer, tenham melhor serviço! Tenham mais qualidade! É muito fácil!
É muito feio estar a atacar os outros, quando não se tem nenhuma obra para mostrar!

Tal como a Balança Comercial, podemos ver quem realmente traz rendimentos ao Luso!
O Turismo, faz com que pessoas fora do Luso, venham cá deixar algum dinheiro!
O comércio, a não ser as barracas de avenida e pouco mais, irá ter alguns rendimentos com pessoas fora do Luso.
Depois há pessoas que vão trabalhar fora da terra e acabam por gastar cá o seu dinheiro!

Mas quem tira maior proveito dos recursos da terra, a SAL, poucos ordenados querem cá deixar aos locais, e o dinheirão que aquilo dá, encarregam-se de o distribuir pelos sócios que não são cá do Luso, e vão investi-lo noutro lado, e se possível reportam despesas de outras actividades aqui no Luso, para melhor o aspectos noutros locais!

Continuo a dizer que é de elogiar os comerciantes e hoteleiros que face a tão parcos recursos e dificuldades, ainda assim tiveram a coragem de poder investir na sua terra!
Concerteza que terá sido por amor à sua terra Natal, e nada mais!

future-believer disse...

Noto nas tuas palavras uma certa inveja, para com aqueles que tentaram fazer alguma coisa de extra no Luso!
Mas se não fossem eles, a terra ainda seria mais pequena!
Gostavas de viver numa terra como por exemplo o Salgueiral?
Acho que não!



Pena tenho eu, de não haver aqui ricos na terra!
Não tenho nenhuma inveja, pelo contrário!

Se houvesse cá um Peres ou um Guindeira ou outro como esses podem ter a certeza que acabavam por gastar o dinheiro na sua terra!
E todos íamos lucrar com isso, pois o dinheiro ia circular cá no Luso!

Mudem essas mentalidades, e deixem se ser egoístas!

jibita disse...

Ainda bem que somos democráticos e respeitamos a opiniões uns dos outros. Penso eu…

A minha intenção não é atacar ninguém, mas sim criticar construtivamente.

Será que uma crítica neste blog é sempre sinónimo de ataque????? Ou será já uma consequência???

Não tenho nenhuma inimizade com nenhum comerciante, bem pelo contrário.

Agora, o Luso é uma terra com referências turísticas. Não é uma localidade qualquer, com um café e meia dúzia de lojas ou mercearias, sem qualquer interesse turístico.

Acho que temos de ver as coisas como elas são.

Se eu for tomar um café a Barrô não vou exigir o mesmo grau de atendimento do que tomar o mesmo café no centro do Luso. O grau de exigência tem e deve ser maior.

Ou será que só por estar mal ou menos mal ou não dá mais..huummm..sinceramente não me venham com essa.

Então para que as formações por esses centros fora de empregados de mesa, de vitrinismo, de atendimento de clientes........