quarta-feira, 4 de julho de 2007

Faz sentido?

E se uma empresa quiser investir no concelho da Mealhada, na zona industrial, querendo recrutar mais de duzentos trabalhadores do concelho, numa fábrica não poluente, e a proposta da CMM for um pagamento exorbitante por m2 (actualmente, parece, está em 17.50 euros), levando a mesma empresa instalar-se num concelho vizinho, que cedeu espaço de gratuitamente (1)? É este um bom serviço à comunidade, ao povo que elegeu estes representantes do bem comum?

Saberá esta CMM o que significam mais de 200 postos de trabalho? Significa que cerca do mesmo número de famílias se podem fixar aqui, ter casa no concelho, fazer comprar no concelho, colocar os filhos nas escolas do concelho.
Terá tido a empresa Alcides Lda os mesmos entraves?

(1) Já sei que me vão dizer que no NOSSO concelho, a zona industrial, tem óptimas infraestruturas e que, provavelmente, o concelho vizinho não. De qualquer modo, outras zonas industriais existem, que fazem preços mais baixos para possibilitar a fixação de empresas, com condições semelhantes. O objectivo é ou não atrair investimento? O dinheiro gasto nas infraestruturas é ou não dinheiro injectado pela UE para melhorar condições para perseguir esse objectivo?

5 comentários:

Jihad disse...

Epá tenho de falar mal: FILHOS DUM COMBOIO DA PUTAS FODASS!!! O CABRAL NÃO ESTAVA NO PAYROLL DESSA EMPRESA NÃO ERA?!? Qual era essa empresa já agora?

Gaius Germanicus disse...

Cara Lua de mel,
Não obstante a palavra mais cara à nossa CMM ser ESTRATÉGIA, a verdade é que nos últimos 12 anos ou mais nunca houve sensibilidade para a implantação das zonas industriais e fixação de empresas que trouxessem mais valias para o concelho. Basta ver a especulação que alguns conhecidos agentes fizeram em Viadores e a dificuldade que existe em enraizar empresas na nova Zona Industrial de Murtede, esta em parceria com Cantanhede.
A diferença é mesmo essa: enquanto a CM de Cantanhede oferece os terrenos às empresas e aplica uma taxa de derrama de 0%, a CMM pretende ganhar dinheiro com a venda, mas perde em criação de riqueza empresarial e emprego para o concelho.
É esta a estratégia dos míopes.

Ave Caesar

Jerico & Albardas, Lda. disse...

Recordo-me que há uns anos atrás Mortágua entregava os lotes ao preço simbólico de 30$00/m2.
É certo que as Indústrias devem pagar um preço adequado pela instalação da empresa. Mas devemos ter em atenção que hoje, obrigam as empresas a instalarem-se nestes parques industriais, não lhes dando alternativas de escolha de outros terrenos eventualmente mais acessíveis economicamente.
Por outro lado a indústria é o motor de desenvolvimento das regiões, pelo que os custos que o município suporta na criação das infra-estruturas serão recompensados pela criação de riqueza que essas indústrias promovem.

lua-de-mel-lua-de-fel disse...

caro jihad, o facto de omitir mais pormenores foi vontade minha. Posso apenas dizer-lhe que era uma empresa/fábrica de cerâmica.

lua-de-mel-lua-de-fel disse...

Jerico, o dinheiro é dado às autarquias para esse fim...