terça-feira, 24 de julho de 2007

O Buçaco integrado numa "lista de intenções" a Património Mundial

O post anterior defende a candidatura do "Buçaco", a Monumento Nacional, o qual subscrevo por me parecer merecedor de tal título e também por dar mais força e projecção a todo aquele espaço natural e edificado.
A sua classificação como Monumento Nacional, representará um reconhecimento nacional do valor que aquele espaço encerra. E este reconhecimento nacional parece-me um passo importante, talvez até fulcral para cimentar e catapultar a candidatura do Buçaco a Património Mundial.

Uma candidatura que estará em "banho maria" segundo este texto:
«Manuela Galhardo, secretária executiva da Comissão Nacional da UNESCO, explica ao DN que "há sete bens portugueses que se encontram na Lista Indicativa, ou seja, é ainda uma lista de intenções". Fazem parte da lista a Arrábida, a Baixa Pombalina de Lisboa, a Cerca dos Carmelitas Descalços no Buçaco, a costa Sudoeste, a Fortificação de Elvas, o Palácio, Convento e Tapada de Mafra e a Universidade de Coimbra.

"Estes bens podem vir a candidatar-se até 2014, mas a iniciativa tem de partir das entidades que os tutelam", disse. Embora indicativa, a lista é do conhecimento do comité do Património da UNESCO.»

Julgo que competirá aos nossos autarcas e a todos aqueles que fizeram desta questão o seu porta-bandeiras eleitoral, encetar as diligências necessárias perante as entidades que tutelam a Mata do Buçaco, para que este património saia de uma "lista de intenções" e se concretize.
E o próximo passo até pode ser a sua classificação como Monumento Nacional.

2 comentários:

future-believer disse...

O Palácio do Buçaco, nem foi candidato às 7 maravilhas, pois só foram candidatos os Monumentos Nacionais (77)!
Mas quando é preciso fazer publicidade de Portugal nas televisões estrangeiras, o ICEP, muitas vezes mete lá imagens do Buçaco!
Falam já a algum tempo, em o Buçaco ser património mundial, mas o 1º passo acho que deveria ser este como classificação como MN.

lua-de-mel-lua-de-fel disse...

A mata do Buçaco ser património mundial pela UNESCO trazia mais turistas do que quaisquer termas. E, desculpem a minha desatenção: quem é que está, neste momento, a tomar conta da manutenção da
Mata?