terça-feira, 24 de julho de 2007

Reclassificação do Palácio do Buçaco para Monumento Nacional.

Muito recentemente a residência oficial do Presidente da República, Palácio de Belém, em Lisboa, foi classificada como monumento nacional, em substituição da actual classificação como imóvel de interesse público (30/03/2007).

De acordo com o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, «a classificação de monumento nacional é a mais elevada do Estado português em relação a bens culturais».
O Governo justifica esta classificação, «tendo em conta o conjunto edificado e o evento artístico e documental ali reunido, que representa um interesse patrimonial e cultural de significado para a nação»
Ao IPPAR (Instituto Português do Património Arquitectónico) compete por lei a classificação de imóveis de valor cultural. Cabe-lhe assim a definição dos critérios que deverão ser utilizados neste processo: critérios de carácter geral - histórico-cultural, estético-social e técnico-científico; e de carácter complementar - integridade, autenticidade e exemplaridade do bem.
Consoante o seu valor relativo, os bens imóveis de interesse cultural podem ser classificados como de ''Interesse Nacional'' (com a designação de "Monumento Nacional"), "Interesse Público" ou "Interesse Municipal" (classificação camarária).

O acto de classificação exige uma tramitação rigorosa. Assim, após a entrada da proposta de classificação (que qualquer cidadão pode subscrever) a mesma é analisada, para se saber do valor do imóvel em causa, atendendo aos critérios em uso.

QAULQUER UM PODERIA REQUERER A RECLASSIFICAÇÃO DO PALACIO DO BUÇACO DE IMOVEL DE INTERESSE PUBLICO (IIP) PARA MONUMENTO NACIONAL (MN), MAS A CAMARA MUNICIPAL DA MEALHADA TEM A OBRIGAÇÃO PARA COM OS SEUS MUNICIPES DE FAZER ESTE TRABALHO.

Muito mais se pediria dizer, mas era esta a mensagem que eu gostava de transmitir à CMM, quer ela fosse transmitida pelo o presidente da JTLB, quer pelo o presidente ou tesoureiro da JFL.

Acham boa a ideia?

5 comentários:

Lucius Licinius Lucullus disse...

Em privado até acham, mas como não foram eles os autores não a vão pôr em prática.
Continua a acreditar no futuro porque o presente é o que se vê.

Afroluso disse...

Eu acho boa a ideia de se propor isso, seja lá quem forem os proponentes...
Só Tenho Dúvida é se é só o Edifício do Palace (com o anexo dos Brazões? e o das Pedrinhas?) todos esses edifícios foram construídos por cima do património do velho conventinho dos Carmelitas.
Inclino-me mais para que tal classificação fosse atribuída ao conjunto: Tudo o edificado dentro da cerca do Buçaco; o que inclui as capelas da Via-Sacra e outras.
Vamos lá pugnar por isso! Venha o papel, que eu assino por baixo.

future-believer disse...

Designação Situação Actual no IPPAR
Classificado IIP Imóvel de Interesse Público


Palace Hotel do Buçaco // Palacete Hotel do Buçaco
Palace Hotel do Buçaco e mata envolvente, incluindo as capelas e ermidas, Cruz Alta e tudo o que nela se contém de interesse histórico e artístico, em conjunto com o Convento de Santa Cruz do Buçaco Classificado IIP Imóvel de Interesse Público Mealhada Arquitectura Mista / Conjunto

future-believer disse...

O Palácio Real, último legado dos Reis de Portugal situado na Mata do Buçaco (Luso, concelho da Mealhada), é um conjunto arquitectónico, botânico e paisagístico único na Europa onde está instalado actualmente o Palace Hotel do Bussaco, categorizado como um dos mais belos e históricos hotéis do mundo. Foi classificado como Imóvel de Interesse Público em 1996.

(Só em 1996!
Estavam à espera que alguém fizesse esse trabalho por eles, mas lá viram que tinham que ser eles a faze-lo!
Agora nem fiquem outra vez à espera, por favor!)

lua-de-mel-lua-de-fel disse...

Eis, exactamente, o que se espera de uma junta de turismo, mais do que a gestão de pequenos subsídios...