quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Actividades, números e estatísticas para os Tansos!!

"A iniciativa Natal na Mata ainda não terminou, mas os resultados já podem ser vistos. Durante o mês de Dezembro 4500 pessoas visitaram a Mata Nacional do Buçaco, um aumento significativo de entradas que deixa a organização da iniciativa satisfeita."

É com este parágrafo que começa a notícia publicada, hoje, no Jornal da Mealhada, sobre esta actividade do Natal na Mata. Ora, a minha primeira questão é tão simples quanto isto: aumento significativo de entradas em relação a quê? Em relação às visitas aos moínhos de carpinteiros? À fonte da Avenida dos castanheiros? Ao número de pessoas que sobe e desce no apeadeiro do Luso? Ao número de saltos que o Ronaldo consegue dar sem deixar cair no chão um urso polar equilibrado sobre um porta-minas 0,3? É que estas hipóteses são tão plausiveis como por exemplo se estivéssemos a falar em relação ao mês de Dezembro de 2009 ou outro mês que não os de Junho a Setembro.
É que não há termo de comparação. As portagens na Mata sempre funcionaram nestes 4 meses e em 2009, nem sequer estiveram em funcionamento.
Assim, repito a pergunta: Aumento significativo de entradas em relação a quê?
Pergunto ainda se, não havendo portagens, não teria sido muito maior o número de pessoas a entrar? Acredito piamente que neste número estão incluídos os diversos paricipantes e familiares dos grupos e personagens convidados para "actuar" no evento. Também acredito que a esmagadora maioria dos verdadeiros visitantes à Mata, entraram durante os diversos fins-de-semana, coincidindo com o movimento natural de turistas nesta época e que nada tiveram a ver com o Natal na Mata, acabando por fazer parte da estatística desta actividade raquítica.

Percebe-se bem o tom do comunicado e desta afirmação. É necessário fazer passar a imagem de missão cumprida numa tentativa de esconder e justificar os preços descabidos, as diversas actividades canceladas (Madeiro, desfile de Reis, Jogo de Pistas, ateliers diversos), os ateliers de tudo e mais alguma coisa sem qualquer enquadramento temático, os concertos cuja assistência eram os familiares e amigos de quem actuava e a pobreza de espírito ao não saber conjugar as actividades certas com a singularidade da Mata.

É rico o Buçaco... e é grande demais. Tem uma alma demasiado grande para os espíritos que, assoberbados pela ânsia de Ser e de Aparecer, se esquecem de Bem-Fazer. Mais vale não fazer do que mal-fazer e como de quem mal-faz estamos tão fartos, tão cheios, tão enojados, vale mais que aprendam e interiorizem que não se "É" Aparecendo... mas Bem-Fazendo.

1 comentário:

D'artagnan disse...

Faz-me lembrar a frase: "os números podem ser torturados até que finalmente digam o que nós queremos!"