terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Presidente da Fundação Mata do Bussaco dá razão a quem o critica

O Presidente da Fundação Mata do Buçaco confirmou esta semana o que todos nós já sabemos. A mata do Buçaco está entregue a um bando de brincalhões. Voluntariosos, mas desgraçadamente incompetentes.
Mais ainda, tentou passar um atestado de estupidez a todos quantos leram o jornal e ao próprio repórter porque, não sendo matéria do domínio comum, as pessoas não estão bem informadas e acreditam na palavra de quem, supostamente, e considerando a responsabilidade que tem, deveria dizer a verdade aos cidadãos. No entanto, parece que não é assim.
Em declarações ao Jornal Mealhada Moderna, António Jorge identifica o Nemátodo como a causa que esteve na origem do abate de 107 pinheiros na Mata. A frase á seguinte: "Explicando o corte de árvores que está a ser feito na Mata do Buçaco, o presidente da Fundação, António Jorge Franco, explicou que as árvores apresentavam diminuição no fluxo de resina bem como descoloração da copa e outras mesmo que apresentavam a copa já seca e murchidão das agulhas, sintomas esses que apereceram a partir do meio do Verão, tornando-se mais evidentes nos meses de Outono. Uma avaliação que foi feita por uma equipa com qualificações para o fazer."

Primeira pergunta:
Quem foi essa equipa e quais as suas qualificações?

Segunda pergunta:
Quer exlicar às pessoas como é que esta "equipa com qualificações" conseguiu ver que as árvores apresentavam diminuição do fluxo de resina?

É que este aspecto só é observável quando as árvores são resinadas, ou seja, quando lá têm o púcaro ou o saco plástico à cinta para onde a resina vai vertendo. A questão, Sr. Presidente da Fundação, é que o Buçaco NÃO TEM PINHEIROS RESINADOS, ou seja, não há extracção de resina. Consequentemente, essa avaliação não poderia realizar-se e, portanto, a afirmação é falsa!

Bem se vê, é nas pequenas coisas que se apanham os incompetentes, os mentirosos, os que sabem a asneira que fizeram mas não são capazes de tomar a atitude correcta. Demitir-se ou demitir quem esteve por trás desta miserável actuação na NOSSA Mata.

Para quem quiser esclarecer-se, basta ir até às áreas da intervenção catastrófica na Mata e verificar que o chão está atapetado com um uniforme mando de rama de pinheiro completamente verde. Segundo as declarações de António Jorge, era suposto não haver ramagens ou que estas fossem amareladas. Mas não! É rama verde, cheia de resina que brota ainda abundantemente dos próprios troncos cortados.

A internet, senhor presidente, pode ser um precioso auxílio. Mas, como todas as ferramentas, não basta pegar-lhe, há que saber usá-la! A rasteira está em quando alguém não sabe e vai lá buscar a infomação, escarrapachando-a depois tal e qual ela vem, sem qualquer filtro, sem a adaptar à realidade. Parecem os trabalhos de grupo que chegam às mãos dos professores, escritos em português do Brasil. Depois queixam-se que levam negativa e uma grande reprimenda. Mas a culpa é dos pais que não lhes prestam atenção e deixam os putos à solta, sem apoio e supervisão. O Estado português nunca foi bom pai e agora entregou a jóia, assim...

Termino, deixando alguns links onde TODOS poderão esclarecer-se melhor sobre esta doença. Pelo acesso à informação.
No primeiro link, consultem o separador do pinheiro-bravo e vejam a quantidade de doenças de que o pinheiro pode padecer. No segundo, a leitura é mais directa e interessante, sobretudo quando fala de árvores resistentes. Pois é, há árvores que resistem... menos à motosserra e ao interesse no dinheirito para pagar os ordenaditos.

http://www.esac.pt/cernas/nematodo_apresentacoes/Isabel%20Abrantes_O_que_%C3%A9_o_nematode.pdf

http://www.anefa.pt/site/pdf/revista_2.pdf (págs 5 e 6)

2 comentários:

BURRIQUEIRO disse...

POR ESTE ANDAR, PARA O ANO TEMOS O DAKAR A PASSAR PELO DESERTO DO BUSSACO......

Jorge Carvalho disse...

Negligência grosseira e vergonhosa a actuação dos responsáveis da Fundação Mata do Bussaco. Afinal foram para lá ganhar fortunas para procederem miseravelmente no abate das árvores?! Doa a quem doer, esta situação não pode passar impune.
Incompetência total!Quanto maior a nau, maior a tormenta.