quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

42 Câmaras reduzem o IRS para 2009 aos seus munícipes

De acordo com a nova legislação em vigor, as Câmaras podem baixar o IRS aos seus munícipes até 5%, em 2009, relativo aos rendimentos de 2008.

Para muitos autarcas esta pode ser uma boa opção para fixar a população, sobretudo em municípios do interior. No entanto existem concelhos que aproveitam esta medida como mais um contributo para dinamizar a sua região, como é o caso de Óbidos.

Na nossa zona apenas Mortágua aderiu, com uma redução da taxa de IRS de 2,5%. Este concelho tem vindo a dar alguns apoios para a fixação dos jovens onde destaco também a isenção de taxas de licenciamento para jovens que queiram fazer casa. E o concelho de Mortágua está só a dois passos daqui.

O município da Mealhada, onde já se faz sentir o fenómeno da desertificação em algumas freguesias do concelho (Luso, por exemplo), optou, sem surpresa, por não aderir.

lista completa por exemplo aqui

1 comentário:

lua-de-mel-lua-de-fel disse...

Está a pedir o impossível, Jerico: que a CMM pense a médio e a longo prazo (seja as já velhas contendas em relação ao IMI, por exemplo). Além disso, isto parece-me sintoma de quem vive na ficção de que o nosso concelho é tão excelente que é um luxo per se viver nele. Ficção também muito cara a quem deixou o nosso turismo chegar onde chegou.