quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Abençoada notícia

Arciprestado da Mealhada organiza Via Sacra
(Domingo, 9 de Março)

"A iniciativa vai começar com um almoço-convívio junto do Convento de Santa Cruz. Seguir-se-á uma Eucaristia, às 15 horas, seguida da Via-sacra pelos Passos da Paixão e pelas Capelas do Buçaco, animados pelos diversos movimentos das paróquias do arciprestado"

Notícia completa na edição impressa do Jornal da Mealhada

Já em miúdo me encantavam as "casitas" espalhadas pela mata do Buçaco que se iam revelando em cada nova visita que fazia, normalmente pela mão conhecedora do meu pai.
Com o passar dos anos e à medida que fui apreendendo um pouco mais da história e do trabalho desenvolvido pelos Carmelitas Descalços, esse encanto transformou-se em fascínio e as ermidas e a Via Sacra tornaram-se em cenários e percursos de meditação e de liberdade interior, dos quais já não me consigo privar. E é com alguma perplexidade que me tenho apercebido que são muito poucas as pessoas que conhecem minimamente este património, um pouco da história e os vários Passos que compõem o lindíssimo percurso da Via Sacra. Um percurso que sempre entendi interessante ser revelado às pessoas através de uma caminhada animada com figurantes, a realizar por altura da Páscoa.
É pois com grande alegria, embora com alguma reserva e sem exageradas expectativas, que tomo conhecimento desta notícia e sobre a qual fico desde já à espera de mais desenvolvimentos.

5 comentários:

lua-de-mel-lua-de-fel disse...

Assino por baixo de todo o post, apenas tirando a parte de ir com o meu pai. Fui quase sempre sozinha, desde os meus 13 anos, passando imenso tempo a tentar compreender o que estava escrito e a "meditar" nas ermidas. O Buçaco, e sobretudo a via sacra, apesar de ser interessante a ideia que dás, só é mágica quando se vai só e em silêncio. Mas é, de facto, uma pena as pessoas não conhecerem melhor, mesmo pessoas que vivem no Luso. Pena sobretudo delas; lamento nosso.

zé passarinha disse...

A malta da cruz podia era exercer uma pressãozita aos manda chuva da paróquia.

Para quem gastou em portugal uma pipa de guita na construção de um templo "sagrado" em fátima, bem que podiam desbloquear uns trocos para a recuperação da "via".

Podia ser que até o papa desse cá um saltinho na páscoa.

Eu prometo ajudar.

Rezando...

Lucius Licinius Lucullus disse...

Quem quiser saber como se pode transformar um evento destes num acontecimento de cariz religioso/cultural/turistico em que seja possivel ganhar mais que conforto espiritual, que vá a Obidos precisamente na semana Santa.
Está tudo inventado...

El Tonel disse...

Ó Jerico... com tantas folhas ali no chão, os nacitas ainda te arranjam um processo por difamação.... lolololol

Francisco Canelas de Melo disse...

Já que o post tem indirectamente a ver com o Bussaco alerto-vos para o estado da fonte do carregal que está seca. Ainda este sabado passei por lá e estranhei que nesta época do ano esteja sem água, nem no verão vi a fonte assim.