terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Ainda o LusoInova



Dando uma breve "voltinha" aos diversos blogs da região só há um sentimento a notar por parte de todas as pessoas que se deram ao trabalho de ler a apresentação:

  1. - Aspecto estético infantil e amador, típico de quem começou ontem a mexer com o Powerpoint. O estudo não pode ter sido feito por uma empresa de consultoria séria. Após demorar quase um ano para fazer um trabalho daqueles, resta saber QUANTO CUSTOU E QUEM É QUE PAGOU?
  2. - Recorrência abusiva a lugares comuns, que mais parece um resumo técnico de tudo o que tem sido comentado nos blogs cá da terra durante os últimos 3 anos (será plágio?)
  3. - De facto contém o elenco da maior parte das coisas que se pode sonhar para a região, mas o mérito deste projecto (pelo menos por enquanto) termina aí.
  4. - Falta de fundamentação técnica e económica, sem sequer um sumário executivo e com cifras perfeitamente atiradas ao ar sem nenhum sentido ou justificação (a menos que algum iluminado VENDEDOR DE SONHOS julgue que é possível fazer 5 hotéis com 5 milhões de contos (repito: CONTOS) - só quem não faz a mínima ideia do que é um hotel)
  5. - Indefinição de parceiros e metas (ao contrário da maior parte dos estudos económicos sérios)
  6. - Indefinição de tranches de investimento público/privado - no caso privado quais as necessiades de capitais próprios para que se possa recorrer a sociedades de capital de risco, sociedades de crédito mutualista ou business angels que permitam a concretização do projecto.
  7. - etc...
  8. - etc...
  9. - etc...
Em suma, deixo aqui um recado para o meu amigo, a quem tenho na maior estima e consideração pessoal: POR MUITO QUE SE QUEIRA, UM ESTUDO ECONÓMICO SÉRIO NÃO DIZ O QUE O ECONOMISTA QUER, DIZ O QUE O MERCADO QUER! (senão qualquer "gajo porreiro" o faria)... mas ainda há tempo para evitar uma queda no ridículo.

No fundo toda a gente admira o estudo (mesmo que amador) e está agora expectante com a URGÊNCIA da chegada de informação UM POUCO MAIS PROFISSIONAL, quem sabe até, para poder equacionar algum investimento. Afinal de contas, não estão a pensar que os industriaIs locais não possam ser parceiros de um investimento tão vasto... ou será que santos da casa não fazem mesmo milagres?...


É urgentissima uma mudança de estrégia porque de facto temos de admitir, que num mundo em que não faltam oportunidades de investimento em turismo, que não haverá um único investidor que acredite numa apresentação tão amadora. E NINGUÉM INVESTE SEM ACREDITAR!

Touché...

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