segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

O projecto LusoInova e os comentários dos nossos leitores

"Quando eu for grande quero ser consultor, mas vou ter vergonha de apresentar ao público os meus projectos... pleeease"
Dona chanfana


"Ao ver a apresentação do projecto LusoInova a minha primeira reacção foi uma grande gargalhada. Esta é que é ver para crer.
Paralelamente pensei, "se isto fosse para frente passaríamos sede de concelho"...uma ideia tão credível como a concretização deste projecto.

Agora mais a sério e correndo o risco de ser apelidado de negativista, pessimista e de apenas ter uma atitude destrutiva não posso deixar de dar a minha opinião.
A apresentação em si é foleira, conheço muito boa gente que faria melhor. Se querem apresentar este projecto a futuros investidores será melhor contratar uma empresa da especialidade. Será necessário ser muito bom "vendedor" ou "politico" para conseguir investidores.

O projecto é Megalómano e carece de mais informação para que se acredite na sua concretização. Seria muito interessante verificar o plano de implementação do projecto e de todas as suas fases. Sim, porque um projecto destes não se faz de uma vez só devido por exemplo à sua complexidade no que diz respeito à expropriação de terrenos. Aparentemente esse plano não existe.

É uma pena que a Câmara, uma instituição pública, se associe a este vender de sonhos. Ou será que já têm garantias de concretização do projecto? É bom que assim seja porque caso contrário será o descrédito total.

Um comentário para a reacção do "nosso" Presidente da Junta. Simplesmente não se percebe a preocupação e a reacção que é um bom indício da mentira pegada que este projecto é. Caso fosse para levar por diante e tendo em conta os prazos estabelecidos, o presidente já deveria estar informado como se iria resolver o problema do PDM. Tendo em conta o benefício para o Luso, era bom que o único problema fosse o PDM e os terrenos.

Concluindo, um projecto destes não deveria ser apresentado como foi sem uma garantia mínima de concretização. A meu ver tudo isto é uma grande ilusão e o mais grave...com o apoio de entidades publicas.

Bem hajam..."
Urtigão

"Ao consultar o projecto Luso Inova não tenho a menor duvida em afirmar que a concretizar-se será algo jamais visto e feito em Portugal.
Relativamente ao conteúdo do projecto gostava de ter visto bem vincado as sinergias que se podem estabelecer entre os diferentes tipos de turismo que o Luso pode oferecer.
Fala-se na saúde, no desporto mas depois não se estabelece uma linha directa, uma ligação efectiva, por exemplo com a paisagem e com a gastronomia.
Quanto ao consumidor do produto apresentado julgo haver alguma contradição, e senão veja-se:
Mercado potencial – pessoas com disponibilidades económicas e de tempo,
Segmento a privilegiar – casais entre os 35 e 60.
Neste facha etária existe muita gente com dinheiro, com tempo talvez não, por isso só para estes é pouco.
Também não me apercebi de qualquer referência aos equipamentos hoteleiros e comerciais já existentes e como vão ser posicionados.
Relativamente ao seu enquadramento no território nada é conhecido. A revisão do PDM já contempla esta situação? existe algum PU(plano de urbanização), ou PP(plano de pormenor) em execução? será suspenso o PDM e o governo aplica aqui também o celebre PIN(projecto de interesse nacional)?
Mais, com a venda da Centralcer, os novos donos vão manter a mesma política?
Para já o que temos é o projecto e muitas duvidas, faço votos que estas se esclareçam e que aquele se concretize."
Pirandello

Sem comentários: