terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Scottish & Newcastle aceita Oferta da Carlsberg e da Heineken

A Scottish & Newcastle, dona da Central de Cervejas, anunciou hoje que aceitou a oferta de aquisição do consórcio formado pela dinamarquesa Carlsberg (que detém a Unicer) e a holandesa Heineken, para a compra da totalidade do seu capital, num negócio avaliado em 7,8 mil milhões de libras (10,5 mil milhões de euros).

Cristina Barreto

Segundo um comunicado emitido hoje pela maior cervejeira britânica, os conselhos de administração da Scottish & Newcastle e da Sunrise Acquisitions Limited (BidCo), uma nova empresa constítuida em conjunto pela Carlsberg e pela Heineken, chegaram hoje a um acordo quanto aos termos da oferta em dinheiro para a compra da totalidade do capital da S&N.

Mediante os termos deste acordo, os accionistas da Scottish & Newcastle irão receber 800 pence em dinheiro por cada acção, o que representa um prémio de 26% face ao valor de fecho destes títulos na sessão de 16 de Outubro, um dia antes destas cervejeiras terem anunciado que estavam a preparar uma oferta. As duas interessadas apresentaram uma oferta inicial de 720 pence por acção.

A Carlsberg, a maior cervejeira dinamarquesa e que possui a portuguesa Unicer, vai pagar 54,5% do montante total envolvido neste negócio, enquanto que a Heineken, a número um holandesa, irá financiar o restante.

A S&N controla a maior fabricante de cerveja da Rússia em conjunto com a Carlsberg, que com esta operação fica com o controlo absoluto da empresa russa BBH. A cervejeira dinamarquesa vai controlar ainda as operações da Scottish em França e na Grécia, e ainda na China e no Vietnam, enquanto que a Heineken passa a controlar os negócios da cervejeira britânica em Portugal (Central de Cervejas), no Reino Unido, EUA, Irlanda, Bélgica, Finlândia e Índia, o que significa que, apesar de tudo, as marcas portuguesas 'Sagres' e 'Super Bock' não ficarão a pertencer à mesma empresa.

in http://diarioeconomico.com

Sem comentários: