segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Ainda Sobre o abate de árvores do Bussaco

DE: mnbusco


Caros companheiros conforme o solicitado envio este mail
acompanhado de texto para possível publicação.

“Mealhada: Fundação desconhece atentado ambiental no abate de árvores no Bussaco


Fundação desconhece que o abate de árvores doentes tenha configurado qualquer crime ambiental. GNR investiga queixa, Quercus pede esclarecimentos



Resultado de uma acção concertada e tecnicamente supervisionada por “especialistas avalizados”, a Fundação Mata do Bussaco procedeu ao corte de 107 árvores no perímetro da Mata, numa operação que decorreu durante o mês de Dezembro e que foi terminada nos primeiros dias de Janeiro.
A verdade é que a operação está a gerar alguma polémica, que resultou de queixas que chegaram às autoridades policiais, especialistas e associações ambientalistas, denunciando que o abate das árvores poderá alegadamente ter configurado um crime de natureza ambiental. As denúncias referem o abate de espécies protegidas e também numa operação que terá colocado em risco a preservação de outras espécies. Situações a que António Jorge Franco, presidente da Fundação Mata do Bussaco, responde afirmando que “não tenho conhecimento que a operação de corte de árvores possa ter configurado qualquer crime ambiental”.
Por outro lado, ao Diário de Aveiro, o dirigente confirma que já foi contactado pelo Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, em resultado de uma queixa que foi apresentada nas autoridades, a este propósito. “Dei os esclarecimentos que me foram solicitados e continuo a julgar que a acção que fizemos foi feita de acordo com todas as instruções técnicas que foram dadas, mas também já me falaram que pode ter sido cortado um azevinho, mas se o foi, não foi por indicação nossa, quem o fez, não sei, mas terá que ser responsabilizado por isso”, entende o responsável.

(Ler artigo completo na edição em papel)
António Jorge Pires”

In:http://www.diarioaveiro.pt/main.php?mode=public&template=frontoffice&srvacr=pages_13&id_page=9371



Informação ao sr. Presidente e técnicos da Fundação Buçaco, que deveriam ter acompanhado o corte. Foram seguramente mais de 20 (vinte) azevinhos (Ilex aquifolium) mais de 5 sobreiros (Quercus suber) medronheiros (Arbutus unedo) e outras espécies, O que demonstra o bom acompanhamento efectuado.

Sr Presidente deixo um conselho.

Deve demitir os seus técnicos ou demitir-se o senhor.

Esta Mata não quer um cargo politico, mas sim um técnico credenciado e responsável.

2 comentários:

Jihad disse...

...e não se pede mais nada!

BURRIQUEIRO disse...

AO MENOS OS DITOS SENHORES, QUE SAIAM POR AUTO GESTÃO.... ANTES QUE SEJA TARDE DE MAIS.....